Painel “Vida, vozes e a atuação feminina em um dos maiores meios de comunicação do Brasil” Em um ambiente sonoro, historicamente dominado pelos homens, as mulheres conquistaram seu espaço por meio da voz, da postura e da atuação nas mais diversas frentes do rádio, contribuindo com um papel central na formação da história do rádio no país. Neste painel, vamos conhecer histórias e, acima de tudo, aprender o quanto a flexibilidade na atuação de cada uma delas é essencial para se destacar no mercado de trabalho.
Palestrantes
Heloísa Zaruh
Formada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Atua como produtora e apresentadora na EPTV em Ribeirão Preto, além de participar da programação da rádio CBN com produção de conteúdos relacionados à previsão do tempo. Começou no rádio na BANDNEWS FM, onde exerceu a função de âncora, atuou na reportagem, conteúdos especiais – desde a ideia, execução até a produção final e edição. Foi editora web, repórter e apresentadora na CBN Ribeirão. Nas rádios, participava periodicamente da programação nacional.
Sandra Lambert
Chefe de Redação e Coordenadora de jornalismo da rádio CBN Ribeirão Preto onde também ancora o programa ”Manhã CBN” desde 2013. Entre 2020 e 2023 fez uma pausa na apresentação para implantar e coordenar as rádios CBN Araraquara e CBN São Carlos. No interior paulista , atuou como apresentadora da Rádio Band News FM, repórter e produtora da TV Band Campinas entre 2010 e 2013. Nesta emissora ainda apresentou o programa de entrevistas “Entre Elas” ao lado de outras duas jornalistas.
Anteriormente passou pela TV Alterosa, afiliada do SBT em Varginha-MG . Lá ficou por quatro anos e adquiriu experiências de produção, reportagem, fechamento de jornal e âncora do “Jornal da Alterosa” e do semanário “Café com TV”.
Antes mesmo de se graduar em Comunicação Social em 2005 – pela Universidade do Vale do Sapucaí, em Pouso Alegre-MG- já atuava no jornalismo diário na Rádio Difusora Santarritense AM e com locução musical na D2FM em Santa Rita do Sapucaí-MG.
A iniciação na área comunicação foi em 1998 na TV Educativa Extremo Sul, em sua terra natal, Cambuí-MG. Em quatro anos conseguiu desempenhar as diferentes atividades de uma redação e de produção externa.
Mediador
Cristiane Araujo
Formada em Jornalismo, em Ribeirão Preto, com experiência em assessoria de imprensa e eventos, jornal impresso e on line e comunicação corporativa. Possui pós-graduação em História, Comunicação e Sociedade pelo Centro Universitário Barão de Mauá, em 2012, e foi aluna do Mestrado em Comunicação pela UFSCar, na disciplina Comunicação Transmídia. Possui experiência também como voluntária no projeto Voluntários do Sertão, de Ribeirão Preto.