Data: 26/11/2025 | 15:00 às 16:00 Local do evento: Senac Itaquera Endereço: Av. Itaquera, 8266 - Itaquera - São Paulo - SP, 08295-000 Ticket: gratuito Inclua o evento no seu calendário Sem necessidade de inscrição Sarau de Surdes Receberemos o coletivo Slam de Surdes, para um Sarau Aberto bilíngue em Libras e Português que promove inclusão cultural através da poesia. O evento abre espaço para surdos e ouvintes compartilharem suas vozes, sentimentos e lutas sociais por meio de performances autorais e manifestações artísticas diversas.
Com enfoque na visibilidade da arte surda, o Slam de Surdes aborda temas como feminismo, negritude e direitos LGBTQIAPN+, fomentando diálogos e reflexões importantes para toda a comunidade.
A formação será composta por 1 MC, 1 assistente de poetas e MC, e 2 poetas.
Palestrantes Nayara Silva Artista surda, Nayara atua como poeta, Slammer, contadora de histórias, performer, atriz, tradutora e consultora de Libras. Ela é ativista das questões de maternidade e da mulher negra surda. Sua poesia explora elementos de humor e erotismo em língua de sinais. Atualmente, integra a equipe do Slam de Surdes.
Ian Valentin DJ e pesquisador musical desde 2005, Ian é também artista educador. Natural da Paraíba e radicado em São Paulo, ele busca valorizar a identidade brasileira através da fusão de ritmos musicais do país com batidas eletrônicas e outras sonoridades diaspóricas. É DJ residente do projeto Eletrobrasilidades e membro do Coletivo Pragatecno, atuando no eixo Norte/Nordeste.
Thais Martins Com mais de 20 anos de experiência em Administração Geral e formação em Gestão de Recursos Humanos pelo Senac, Thaís descobriu sua paixão pela fotografia e pelo marketing através de cursos livres. Sua paixão por viagens também a inspirou em sua carreira, ampliando seu horizonte cultural e artístico. Em 2020, foi selecionada no edital de Poesia Surda do Itaú Cultural, marcando sua estreia na poesia. Desde então, tem colaborado com o Slam de Surdes e atua como Produção Geral do grupo.
Lara Gomes Professora, produtora cultural, contadora de histórias e tradutora/ intérprete, Lara realiza workshops sobre arte e pertencimento cultural surdo em instituições culturais e de ensino superior. Co-produziu o primeiro Bloco de Carnaval para pessoas surdas, a Balada Vibração e a festa Sencity, no MAM/SP. Integra o Slam de Surdes, além de ter sido membro dos coletivos Corposinalizante e Slam do Corpo. Formada em Ciências Biológicas pela UCSAL (Salvador/BA), pós-graduada em Libras e Educação para Surdos pela UNINTER (SP), em Gestão Cultural Contemporânea pelo Itaú Cultural e Mestre em Educação pela PUC-SP. Atualmente, coordena o Slam de Surdes.
Edinho Santos Educador surdo do Itaú Cultural, poeta e ativista. Participou do Slam do Corpo e ficou entre os cinco melhores no Slam SP. Atuou no filme “O Matador”, foi produtor no Bloco Vibramão e no Festival de Cultura Surda. Também contribuiu para museus como o MAM/SP e o Museu Afro Brasil.