A educação é um bem comum, por isso deve ser pensada coletivamente, por meio de experiências compartilhadas e conversas sobre os diversos caminhos a trilhar. Para incentivar essas conexões e a construção de pontes de conhecimento, o Senac São Paulo promove o 2º Fórum Internacional de Educadores, uma série de bate-papos ao vivo com especialistas de vários países e saberes. Em 2021, a proposta é discutir a educação profissional, inovações, e a formação cidadã, e como essas coisas estão conectadas num contexto intenso de mudanças. Que tal vir com a gente?
Nesta conversa, o líder indígena Ailton Krenak conversa com a Superintendente de Operações do Senac São Paulo Lucila Mara Sbrana Sciotti. Mediados por Márcia Fragelli, a ideia é promover reflexões sobre a importância da ancestralidade e suas conexões com o papel da educação nas comunidades frente aos desafios globais.
Líder Indígena, atuou na elaboração da constituição de 1988. Ambientalista e escritor brasileiro. Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Grão-Cruz da Ordem do Mérito Cultural.
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Católica de Santos (1982), mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004) e doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010). Atualmente é superintendente de operações no Senac.
Doutora em educação, na área de formação de docentes, práticas educacionais e políticas públicas, Mestre em Educação, Pedagoga , Psicopedagoga, Habilitada em Gestão Escolar; Especialista em Gestão de Pessoas e Educação Especial, Pós-graduada em Diversidades e Inclusão Social em Direitos Humanos. No momento, atua como Coordenadora Educacional no Senac São Carlos.
Quais são os impactos dos avanços tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem? Será que todo mundo tem acesso a esses avanços? Como as inovações tecnológicas chegam até os públicos em situação de vulnerabilidade social?
Nesta conversa, vamos discutir esses temas sob a ótica dos mais recentes estudos, pesquisas e projetos que buscam democratizar o acesso e a inclusão de todos na era tecnológica.
Pesquisador da IBM Research desde 1999, líder das pesquisas em Inteligência Conversacional do laboratório da IBM Research no Brasil. Vice-diretor do C4AI, Centro de Pesquisas em Inteligência Artificial. Doutor pelo no Media Lab do MIT.
Graduada em Psicologia pela Universidade de Guarulhos, pós-graduada em Psicodrama e mestre em Formação de Formadores pela PUC-SP. É docente no Senac Penha. Tem experiência de 17 anos na Educação, ênfase em ensino-aprendizagem e 10 anos na área social.
Autor do livro Educação sem Distância, utiliza seu blog EsemD.org e redes sociais, para escrever sobre educação. Professor e pesquisador da Escola Politécnica da USP e do curso Computação Aplicada à Educação (USP). Bolsista de produtividade do CNPq, em tecnologia educacional.
Doutora em educação, na área de formação de docentes, práticas educacionais e políticas públicas, Mestre em Educação, Pedagoga , Psicopedagoga, Habilitada em Gestão Escolar; Especialista em Gestão de Pessoas e Educação Especial, Pós-graduada em Diversidades e Inclusão Social em Direitos Humanos. No momento, atua como Coordenadora Educacional no Senac São Carlos.
Você sabe o que são metodologias ativas e como elas podem fazer toda a diferença para a comunidade escolar?
Nesta conversa, vamos debater sobre esse modelo de ensino inovador que busca apresentar propostas de trabalho por meio de projetos e desafios escolares que mobilizam alunos, professores e funcionários para a solução de problemas reais enfrentados pela coletividade, destacando a conexão da escola com a realidade, a cidade e o projeto de vida de estudantes e demais envolvidos.
Pós-doutoranda em Educação na Faculdade de Educação da USP. É coordenadora de projetos educacionais do Senac São Paulo, atuando na pesquisa, concepção, desenvolvimento e implementação do Ensino Médio Técnico no estado.
Doutor em Educação Urbana, Liderança e Estudos Políticos, diretor da Escola Pública de Revere, no Massachusetts. Recebeu prêmios internacionais, como o Schools of Opportunity National Award e a medalha Jorge Fidalgo de serviços comunitários. É natural de Cabo Verde e vive em Boston, nos Estados Unidos.
Professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, onde é coordenador científico do Núcleo de Pesquisas em Novas Arquiteturas Pedagógicas. É presidente da PANPBL – Association of Problem-Based Learning and Active Learning Methodologies.
Doutora em educação, na área de formação de docentes, práticas educacionais e políticas públicas, Mestre em Educação, Pedagoga , Psicopedagoga, Habilitada em Gestão Escolar; Especialista em Gestão de Pessoas e Educação Especial, Pós-graduada em Diversidades e Inclusão Social em Direitos Humanos. No momento, atua como Coordenadora Educacional no Senac São Carlos.
Nesta conversa, iremos trazer reflexões sobre o ensino e o aprendizado através do fazer, abordando práticas e dinâmicas desenvolvidas em laboratórios, mas que se mantém acessíveis e sustentáveis.
Com exemplos práticos, vamos discutir experiências inovadoras que preparam profissionais para empreender em qualquer realidade. Além disso, diferentes cenários de inovação e investimento, contemplando a diversidade de espaços educacionais e do mundo do trabalho, também serão tema de debate.
Graduado em Desenho Industrial pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (2002). Atualmente é professor assistente do Centro Universitário Senac, professor licenciado da Universidade Paulista e pós-graduando em Magistério para ensino superior ministrado no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e Especialista em Projetos de arquitetura e Design Sustentável.
Psicólogo, pós-Graduado em Constelações Sistêmicas e em Análise Institucional . Já lecionou no curso de Pós-Graduação “Criatividade e Inovação” (Univates) e foi professor convidado na Perestroika, escola de criatividade.
Ph.D. em Educação Matemática pela Universidade da Califórnia (Berkeley/EUA), Mestre em Psicologia Cognitiva e Bacharel em Pedagogia. Professor adjunto de psicologia na Universidade Federal de Pernambuco, professor colaborador do Mestrado em Design Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife.
Doutora em educação, na área de formação de docentes, práticas educacionais e políticas públicas, Mestre em Educação, Pedagoga , Psicopedagoga, Habilitada em Gestão Escolar; Especialista em Gestão de Pessoas e Educação Especial, Pós-graduada em Diversidades e Inclusão Social em Direitos Humanos. No momento, atua como Coordenadora Educacional no Senac São Carlos.
A pandemia trouxe diversos desafios, e um deles é a formação continuada de professores. Esta dificuldade precisa ser conversada a partir dos princípios educacionais, para além das ferramentas.
Vamos debater o tema considerando a realidade pessoal de docentes, vida social, acesso a recursos e equipamentos e integridade mental. Com a compreensão da cultura digital como parte da linguagem contemporânea.
Mestre em Educação pela USP, especialista em Economia e Gestão das Relações do Trabalho e em Tecnologias na Aprendizagem e psicóloga pela PUC-SP. Pesquisadora nas áreas de inovação educacional e currículo, metodologias e formação de professores para educação profissional e tecnológica. Atua como coordenadora de educação do Senac São Paulo.
Graduada em comunicação social pela UNESP. Pós-graduada em Marketing pela Fundação Cásper Líbero e em Gestão Escolar pelo Centro Universitário Senac. Iniciou sua carreira na área de comunicação corporativa e encontrou na educação uma valiosa missão de contribuir com a formação de pessoas autônomas, com atitude crítica e que possam ser agentes de transformação do mundo. Trabalha com gestão educacional há 15 anos e, atualmente, é gerente do Senac Bauru.
Professor de Educação Especial, obteve o Doutoramento e o título de Agregado pela Universidade de Lisboa. Lecionou em Universidades Portuguesas e estrangeiras (Bélgica, Brasil e China) e cessou a sua carreira docente em 2015 como professor catedrático (Universidade de Lisboa).
Doutora em educação, na área de formação de docentes, práticas educacionais e políticas públicas, Mestre em Educação, Pedagoga , Psicopedagoga, Habilitada em Gestão Escolar; Especialista em Gestão de Pessoas e Educação Especial, Pós-graduada em Diversidades e Inclusão Social em Direitos Humanos. No momento, atua como Coordenadora Educacional no Senac São Carlos.
Em 2021 o Senac completa 75 anos e continua encabeçando discussões e propostas inovadoras para a educação profissional e o ensino técnico. São décadas de história pensando sempre um passo adiante do mercado, formando profissionais e cidadãos preparados para o mundo do trabalho.
Mas como preparar profissionais para empregos que talvez ainda não existam? Venha conversar com a gente sobre como a educação profissional é construída como resposta advindas das necessidades sociais, humanas e dos sujeitos envolvidos.
Educador, sociólogo e filósofo. Graduado em Filosofia e Pedagogia. Especialista em Educação Profissional, Administração Educacional e Sociologia da Educação. Presta serviços educacionais a sistemas, organizações e instituições educacionais tais como Senac, Sesc e Representação da Unesco no Brasil.
Graduado em Psicologia pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (1995), Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2005) e Doutor em Psicologia da Saude pela Universidade Metodista. Atua como Diretor Educacional no Senac São Bernardo dos Campos.
Doutora em educação, na área de formação de docentes, práticas educacionais e políticas públicas, Mestre em Educação, Pedagoga , Psicopedagoga, Habilitada em Gestão Escolar; Especialista em Gestão de Pessoas e Educação Especial, Pós-graduada em Diversidades e Inclusão Social em Direitos Humanos. No momento, atua como Coordenadora Educacional no Senac São Carlos.