O Evento tem como inspiração os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da Agenda ONU 2030. O evento ocorre presencialmente na unidade do Senac Jabaquara, com transmissão no YouTube do Senac São Paulo. Nesta edição, o Fórum destaca a relevância da COP 30, que será sediada no Brasil, como um marco estratégico para impulsionar o debate climático no país.
Público-alvo: Profissionais, empresas, parcerias, professores, estudantes e a comunidade.Neste painel de abertura, especialistas refletem sobre como a educação climática é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa, resiliente e sustentável. Serão compartilhadas experiências de vida e trajetórias profissionais que inspiram protagonismo, inovação e soluções transformadoras, mostrando como o conhecimento pode gerar impacto coletivo e preparar pessoas de diferentes áreas para liderar ações que promovam mudanças concretas em prol da sustentabilidade.
Doutor em Educação pela PUC-Rio. Historiador pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Pós-graduação em História do Brasil República pela UFF. Secretário Geral da Fundação Roberto Marinho. Foi Gerente Geral do Canal Futura e do Laboratório de Educação (LEd), foi professor no Departamento de Artes e Design da PUC-Rio. Atua nas áreas de educação, história, mídia digital e gestão acadêmica.
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Católica de Santos (1982), mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004) e doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010). Atualmente é superintendente de operações no Senac.
Doutora em Saúde Global e Sustentabilidade (USP), Mestre em Tecnologias Ambientais (IPT). Pós-graduada em Gestão Ambiental (Senac) e Graduada em Ciências Biológicas (UMESP). É Coordenadora e Professora dos cursos de Pós-graduação no Senac Jabaquara.
As emergências climáticas já são uma realidade que redefine prioridades globais e locais. Neste painel, especialistas debatem como esses desafios exigem lideranças sustentáveis capazes de criar soluções inovadoras e impulsionar a economia. Serão explorados caminhos complexos, permeados por desafios e oportunidades, nos quais lideranças estratégicas, apoiadas em diversidade, tecnologias verdes e engajamento comunitário, buscam gerar resiliência ambiental, prosperidade econômica e bem-estar social.
Ativista ambiental, empreendedora social, líder do Davos Lab Brazil e do Fórum Econômico Mundial. Fundadora da Creators Academy Brasil: uma comunidade de criadores de conteúdo que amplificam a agenda de proteção dos biomas brasileiros. Conselheira no Instituto Igarapé um think thank focado em governança climática. Engajada com as comunidades da Floresta Amazônica como voluntária em projetos sociais com pessoas em situação de rua, dependência química e justiça restaurativa e passou a integrar o Conselho do Instituto Talanoa.
Mestre em Serviço Social pela PUC. Gerente de Diversidade e Inclusão no Pacto Global da ONU no Brasil. Assistente Social, Docente, Palestrante. Especialista em Direitos Humanos, Diversidade, Inclusão e Equidade (DE&I) e ESG. Psicologia Organizacional e em Educação para as Relações Étnico-Raciais. Coach Psicodramatista com formação em saúde mental, racismo, bem-estar e jogos cooperativos.
Doutora e Mestre em Saúde Pública. Mestre em Direito. Especialista em Gerenciamento de Projetos e Gestão Escolar. Advogada e Consultora ambiental. É Professora dos cursos de Pós-graduação no Senac Jabaquara e atua no desenvolvimento de cursos e projetos na área ambiental no Senac São Paulo.
Neste painel, especialistas compartilham como a sabedoria ancestral, aliada à inovação, pode inspirar soluções regenerativas para o planeta, fortalecendo lideranças conscientes e práticas sustentáveis no encontro de gerações que acontece no mundo do trabalho e nas comunidades.
Mestre em Educação: História, Política e Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. É doutorando em Educação pela Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba – UFSCAR-So. Bolsista CNPQ. Graduado em Pedagogia e História, é ex-bolsista do Programa Internacional de Bolsas de Pós-Graduação da Fundação Ford. Professor efetivo na Rede Municipal de Ensino de Jacupiranga-SP.
Conselheira Independente de Administração no Instituto Inhontim e Instituto Tomie Otahke, faz parte do Conselho do Capitalismo Consciente Brasil. É co-fundadora do Conselheiras 101. Também é professora de Finanças Corporativas de pós-graduação e escritora. Em 2021, recebeu o Prêmio Líderes do Brasil, pelo Lide Global, e, recentemente, foi reconhecida como Top Voice Linkedin na pauta de gênero.
Diretora do Senac Registro, formada em Pedagogia e Pós-Graduada em Gestão Escolar, Neurociências e MBA com Foco em Liderança e Inovação. Atualmente é Gerente da unidade Senac Registro
Neste painel, especialistas compartilham como a sabedoria ancestral, aliada à inovação, pode inspirar soluções regenerativas para o planeta, fortalecendo lideranças conscientes e práticas sustentáveis no encontro de gerações que acontece no mundo do trabalho e nas comunidades.
Graduado em Administração Pública pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) atua no campo da educação para a sustentabilidade. Como diretor de formação da Fundação Rede Brasil Sustentável. Atua como Diretor do Instituto 5 Elementos – Instituto de Educação e Pesquisa Ambienta. Atua na Fundação Rede Brasil Sustentável.
Mestre em saúde pública pela Universidade de São Paulo (USP). Engenheira sanitarista e ambiental (UFSC). Fundadora e Consultora de sustentabilidade para empresas na Roda Ambiental. Apresentadora do programa “Eco Brasil” pela TV Cultura. Foi apresentadora do programa de TV “Menos é demais” no GNT. Desde 2017 compartilha tendências em sustentabilidade e comunicação ambiental em seu perfil no Instagram @alinematulja
Doutor em Antropologia (UNICAMP). Mestre e Graduado em Ciências Sociais e Antropologia (UFMG). Pesquisador-fundador do Núcleo de Estudos de Populações Quilombolas e Tradicionais da UFMG com foco em comunidades quilombolas, povos tradicionais e religiosidade afro-brasileira. Foi professor na UFMG e UEMG. Consultor para organismos nacionais e internacionais. Experiência em Antropologia do Direito, Política, Urbana e Afro-brasileira, patrimônio cultural e cidadania.
Doutor pela USP na área de sustentabilidade, é Gerente de Comunicação e Relações Institucionais do Senac São Paulo.