Estamos de acordo que a educação pode transformar vidas e mudar o mundo para melhor? E ela precisa sempre ser debatida e adaptada para dialogar com os temas atuais. Por isso, reunimos especialistas em educação para compartilharem suas experiências e opiniões. E a sua participação vai enriquecer o debate.
A educação formal deve ser compreendida como elemento fundamental na formação do indivíduo para sua inserção no social. Por meio de uma organização curricular fundamentada em princípios e intencionalidades é possível pensar na formação de um projeto de nação que considere o bem comum, a justiça equitativa e a paz social.
Sendo assim, a escolha de objetivos, conteúdos culturais e tecnológicos e das habilidades a serem desenvolvidas por meio das atividades didático-pedagógicas, deve estar pautada por esse projeto de nação, considerando a Constituição local e a criação de uma sociedade mais justa.
Importante: a participação da Graça Machel será gravada previamente. Portanto, não haverá possibilidade de interação com o público.
Bacharel em Filologia da língua alemã pela Universidade de Lisboa. Foi ministra da Educação e da Cultura no primeiro governo moçambicano, durante cerca de 14 anos. Criou uma organização sem fins lucrativos, a Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade. Como reconhecimento do seu trabalho, recebeu a “Medalha Nansen” das Nações Unidas em 1995. É presidente do Conselho de Administração da Universidade da Cidade do Cabo.
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Católica de Santos (1982), mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004) e doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010). Atualmente é superintendente de operações no Senac.
Graduada em comunicação social pela UNESP. Pós-graduada em Marketing pela Fundação Cásper Líbero e em Gestão Escolar pelo Centro Universitário Senac. Iniciou sua carreira na área de comunicação corporativa e encontrou na educação uma valiosa missão de contribuir com a formação de pessoas autônomas, com atitude crítica e que possam ser agentes de transformação do mundo. Trabalha com gestão educacional há 15 anos e, atualmente, é gerente do Senac Bauru.
Filósofo, pedagogo, professor de pós-graduação em Educação na PUC-SP, com pesquisas e publicações sobre uso das tecnologias na aprendizagem. Foi Secretário Municipal de Educação de São Paulo e Vice-Presidente da TV CULTURA.
O conhecimento tecnológico, social, pedagógico e político das múltiplas formas de viver tem sido um desafio para o currículo escolar. Considerando a formação escolar como um caminho para a participação de todos os indivíduos na sociedade e na cultura, a compreensão do texto sobre os Direitos Humanos e sua inserção no processo educacional é extremamente importante para a constituição de sociedades mais igualitárias por meio da educação.
Assim sendo, o fazer educação deve abrir espaço para discussões coletivas em busca de novas formas de convívio, em sintonia com processos de inclusão, igualdade e justiça social.
Jornalista, professora, escritora e palestrante nas áreas de comunicação e educação, relações raciais e de gênero. É também articulista da Revista Istoé, do Site do Itaú e consultora de fonte especializada da TV Globo.
Mulher Cis, Negra, Lésbica, Quilombola, de Axé. Mestre em Gestão Social, Ativista pela Educação da Rede Malala Fund e N´Zinga Coletivo de Mulheres Negras MG; Griô da Múcua Consultoria e Assessoria Interdisciplinar; Coordenação Executiva da Plataforma DHESCA. Conselho Deliberativo Ethos
Diretora de Articulação com os Sistemas Nacionais de Ensino, Planos Decenais e Valorização dos Profissionais da Educação do MEC. Doutora em Educação pela USP, já presidiu as fundações Santo André e Perseu Abramo, bem como chefiou o Gabinete da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Foi Secretária Municipal da Educação em Santo André e também assessorou a área educacional da Câmara Municipal de São Paulo.
Doutor e Mestre em Educação, Arte e História da Cultura (Mackenzie), Especialista (Lato Sensu) em Gestão Avançada de Recursos Humanos(INPG), Lead Auditor pela Stat-A-Matrix Institute (EUA) e Bacharel em Direito (Unifev). Diretor Escolar das unidades Senac Guarulhos Celestino e Senac Guarulhos Faccini.
A ameaça de exclusão sistemática de mão de obra pelo tecnológico e virtual nos leva ao questionamento sobre como sobreviver a um mundo que a cada dia apresenta novos desafios e demandas tecnológicas, principalmente no mercado de trabalho. A compreensão do papel dos novos elementos tecnológicos presentes no mundo do trabalho e a formação de jovens nesse cenário pode atender expectativas daqueles que buscam um espaço no mundo.
Para isso, é preciso resgatar o histórico do trabalho como processo de hominização, e refletir sobre as possibilidades futuras do trabalho e como os jovens se percebem em tal processo. A formação de laços sociais constitui-se como forma de educar que permite a construção de um futuro melhor por meio do aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos, e aprender a ser em todos os espaços pelos quais transitamos e nos relacionamos. Nesse cenário, a educação profissional tem o papel de integrar não somente tecnologias e novas demandas, mas principalmente pessoas e suas relações com o mundo.
É Professor Titular da Faculdade de Educação, na área de Filosofia e Educação na UNICAMP. Mestre e Doutor em Educação. É Presidente Nacional da ABRADES. E atua como coordenador no Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia e Educação PAIDEIA. Atuando principalmente nos seguintes temas: Filosofia da Educação, Formação de Professores, Política Educacional, Sexualidade e Educação, Direitos Humanos e Educação).
Graduada em Psicologia pela USP (1973), mestra em Educação (1978) e doutora em Sociologia (1990) pela mesma universidade, suas pesquisas tem ênfase na área de Educação e Trabalho.
Diretor de Artes, Artista Visual, Cenógrafo, Figurinista, Artista Plástico e Consultor Artístico, diretor de videoclipes e Diretor da Escola Spectaculo, escola de Arte e Tecnologia no Rio de Janeiro para jovens de 17 a 21 anos, da rede pública de ensino.
Possui graduação em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba (2003) e é pós graduado em Criação de Imagem e Som em Meios Eletrônicos pela Faculdade Senac de Comunicação e Artes, Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Diretor Escolar na unidade do Senac Piracicaba.
O papel da inovação na educação profissional envolve não somente a pesquisa por novas técnicas e processos de formação, mas também a superação de desigualdades, preconceitos e exclusão. A rotina ideológica vigente estabelece um contexto no qual gênero, raça, situação financeira ou outras questões sociais parecem determinar o trânsito do indivíduo em formação por caminhos muito estreitos e sem opções de escolha.
O desafio posto a nossa geração de educadores é inovar fazendo florescer a realização de potenciais que são invisibilizados por essa rotina histórica, apresentando aos estudantes possibilidades de atuação profissional futuras, resgatando a esperança e o empoderamento do poder de escolha por um caminho no mundo do trabalho. Para isso, essa discussão propõe pontos de reflexão que resgatem ações afirmativas, seus impactos no cotidiano da educação profissional e suas consequências no mundo do trabalho.
Professor livre-docente em Jornalismo, Informação e Sociedade pela ECA na Universidade de São Paulo. Mestre e Doutor em Ciências da Comunicação. É coordenador do CELACC, vice-líder do Alterjor (Grupo de Pesquisa de Jornalismo Alternativo e Popular). Atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação e cultura, processos mediáticos e culturais, comunicação e recepção, processos mediáticos e jornalismo, mídia e racismo, e integração na América Latina.
Diretor do Centro de Inovação para a Excelência em Políticas Públicas-CIEPP. É cofundador da Rede de Planificadores Educativos da América Latina e membro da Rede de Especialistas em Política Educativa da UNESCO/IIPE. Foi Reitor do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão-IEMA (2016-2020). Liderou a implantação da primeira rede estadual de educação profissional, científica e tecnológica, o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão-IEMA.
Professor da UFPE e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Hotelaria e Turismo (PPHTur). Atua como diretor da Diretoria de Inovação e Empreendedorismo (DINE), vinculada à Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPESQI) da UFPE. Mestre e Doutor em Administração pelo PROPAD/UFPE. Atuando principalmente nos seguintes temas: inovação, empreendedorismo, cultura e produção cultural.
Conselheiro nos Conselhos municipais de: Desenvolvimento Economico, Ambiental e Cultural de Araçatuba. Experienência em Gestão de Pessoas, Gestão Educacional e Projetos Sociais. Formação em Tecnólogo em Processamento de Dados (1995), Especialização em Desenvolvimento de Sistemas sob Tecnologia Cliente-Servidor e Internet (2001), Especialização em Gestão Escolar (2013) e Mestrando em Educação pela Unoeste campus Presidente Prudente (2024). Atualmente Diretor Educacional no Senac Araçatuba.
Promover a reflexão sobre a importância do acolhimento como valor na formação de profissionais da educação, fomentando o envolvimento da comunidade escolar na construção de ambientes respeitosos e receptivos, a partir das diversas realidades e formas de existir, favorecendo leituras de mundo e conexões de si para mundo e do mundo para si.
Deste modo, a discussão permeará a formação do cidadão nas esferas pessoal e profissional diante dos inúmeros desafios contemporâneos.
Cantor, compositor e ator, tendo o rap como ponto de partida, mas dialogando com ritmos diversos e com diferentes referências musicais brasileiras, destaca-se por composições que retratam o dia a dia na periferia brasileira.
Pedagoga, doutora em Educação pela Unicamp, é docente da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, em Portugal. Membro do Centro de Formação da Associação Nacional de Docentes de Educação Especial, é docente de cursos de formação contínua, como: “Pedagogias Expressivas em Educação Inclusiva”, “Comunicação na Interculturalidade”, “Educação Inclusiva e Diversidade em Sala de Aula” e outros. É sócia titular da Sociedade Portuguesa de Psicodrama.
Professora do IFRS (Campus Rolante). Licenciada e bacharela em história e mestrado em história e estudos culturais pela UNIR, doutora em história pela IFRS e graduanda em Serviço Social pelo Centro Universitário Internacional.
Graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Especialista em Gestão Educacional, mestre em Letras e doutor em Educação, Arte e História da Cultura. É pesquisador na área de comunicação, formação cultural e gestão educacional. Há mais de 15 anos atua como gestor educacional no Senac São Paulo. Atualmente, é Diretor Escolar da unidade Senac Lapa Scipião.