Exposição Aqui e Agora

até

Evento presencial gratuito

A ideia inicial foi pautada na série Mycelium Studies, experimentos em Arte Generativa, desenvolvidos por meio do modelo reação-difusão, também conhecido como “padrões de Turing”, que permite simular uma serie de fenômenos naturais. A exposição ficará disponível de 24/10/22 a 10/02/23.

Atividade encerrada

Novas formas de co-criar – abertura da exposição Aqui e Agora

Como fluir Metaverso e Arte Generativa?

A ideia inicial foi pautada na série Mycelium Studies, experimentos em Arte Generativa, desenvolvidos por meio do modelo reação-difusão, também conhecido como “padrões de Turing”, que permite simular uma série de fenômenos naturais.

A exposição conta com NFTs, publicados em 2021, na plataforma Hic Et Nunc, da blockchain Tezos. As imagens remetem ao Micélio, a massa vegetativa ramificada de um fungo ou colônia bacteriana, responsável por carregar nutrientes e pelos processos de simbiose com outras espécies.

As simulações orgânicas são geradas a partir de imagens sementes, representações simbólicas inspiradas na numerologia do livro Quadrivium. Entre elas estão: o número 4, representado pelo plano cartesiano, mais especificamente a cartografia; o número 5, que simboliza a vida, é representado por uma mão humana.

A interpretação livre desses números carregam o interesse pessoal do artista nas simbioses possíveis entre o orgânico e eletrônico, passado e futuro, objetividade e subjetividade.

A instalação é um videomapping imersivo que pretende fluir imagens e espaços.

A palestra ‘Novas formas de co-criar’ fará a abertura da exposição Aqui e Agora, que estará disponível no Senac Lapa Scipião até o dia 10/02/2023.

Nesta palestra, o artista descreve sua trajetória como designer, artista visual e tecnólogo. Depois introduz o tema da co-criação em diferentes aspectos: arte generativa e inteligência artificial; programação visual em tempo real; criação colaborativa no metaverso.

Ficha técnica da exposição
Artista: Marlus Araujo @sulram
Produção: Mauricio Borges @maur.ci.b.rges
Coordenação: Carol Martin @carol.stmartin
Curadoria: Sandra Tucci @sandracltucci
Design gráfico: Kacili Zuchinali e Renan Vieira Andrade


Palestrante

Marlus Araujo

Marlus Araujo é designer, artista visual, programador criativo e integrante do time de Design/Marketing da Cloudwalk. Sua pesquisa como mestrando do Programa de Pós Graduação em Mídias Criativas (PPGMC/ECO/UFRJ) está relacionada a jogos, metaversos e mundos virtuais.
Formado em design pela Escola de Belas Artes da UFRJ e pós-graduado em Projetos Digitais pelo IED Rio, tem como campo de interesse a convergência entre arte, design e tecnologia, através da concepção de projetos digitais em diversos formatos como: game, visualização de dados, interface web, arte generativa, instalação interativa e ambiente imersivo.
No final de 2020 começou a comercializar suas criações digitais como NFTs. Já em 2021, fundou o MUSEU.XYZ, um espaço cultural para a realização de exposições no metaverso.


Links Relacionados

Atividade encerrada

Palestra- Metaverso

Vamos passear pelo passado, presente e futuro do Metaverso na interpretação de um arquiteto e artista ativo há anos nesse ecossistema. Ottis tem prédios tombados que viverão pra sempre no CryptoVoxels e é o lider de comunidade do ‘Brazilian Art Neighborhood’ dentro do Open Metaverse OM100m.
Na palestra vamos entender o conceito de Metaverso, a história do termo, passando pelos clássicos de Snow Crash e Active Worlds, o livro que cunhou o termo e o primeiro mundo virtual existente. Conceitos avançados como ‘Metaverso Aberto’, ‘proto-metaverso’, a diferença entre mundos virtuais e Metaverso também serão abordados. A importância dos NFTs para esse ecossistema e novas profissões. Como novas tecnologias de realidade estendida (AR/VR/MR) podem complementar o Metaverso. Também vamos falar sobre wearables (moda digital) e a importância das danças/emotes. Finalizando com dados sobre vendas de terrenos e o porquê acontece especulação imobiliária nesse cenário.

Acesse o link e junte-se a nós sem necessidade de inscrição.


Palestrante

Perfil Ottis

Ottis

Ottis é artista de Realidade Estendida (AR, VR, MR), Graffiteiro do Rio de Janeiro, metarquiteto e integrante do projeto MUSEU.XYZ. Ottis visita um mundo virtual diferente a cada semana, sua lista conta com mais de 160 Metaversos. Já construiu e trabalhou com a equipe oficial de diversos Metaversos como Voxels, Open Metaverse e Tz1and.
Apaixonado em mesclar novas tecnologias com a essência do graffiti, criou o projeto ‘Purple Valley’, um universo artístico que brinca com valores sociais usando conceitos de intervenção urbana na esfera digital, alcançando a marca de 170 milhões de fotos já tiradas com seu efeito, 6 bilhões de impressões e 30 milhões de compartilhamentos nas redes sociais.
Hoje, conta com 350 colecionadores no mundo da CryptoArt. Exposições internacionais em grandes eventos como NFT NYC e também em Los Angeles, Miami, Praga, Manchester e Nova York.


Atividade encerrada

Oficina de Metahumanos

Oficina prática de realidade aumentada e produção de avatares 3D utilizando fotogrametria e outras técnicas digitais.
A fotogrametria funciona retratando as dimensões e posições do objeto no espaço em que está localizado. Serão apresentados diferentes métodos e softwares (pagos e gratuitos) para escaneamento 3D.
Também será demonstrada a aplicabilidade dessas tecnologias no metaverso e nas redes sociais criando movimento nos corpos dos avatares que serão capazes de dançar funk, rumba e reproduzir qualquer movimento que o corpo humano for capaz de realizar.


Palestrante

Clélio de Paula

Clélio de Paula

É artista visual, desenvolvedor e designer de experiências. Trabalha com a relação do tempo e das memórias usando de métodos de escaneamento tridimensionais, fotogrametria e nuvem de pontos.
Estudou Engenharia Eletrônica e de Computação na UFRJ e Artes Visuais na EAV Parque Lage. Suas principais pesquisas versam entre memória, herança cultural e como os meios de produção e consumo virtuais e holográficos impactam o cotidiano.
Exibiu seus trabalhos usando Realidade Expandida no Brasil e na Europa em galeiras e festivais como Tate Modern, Horniman Museum & Gardens, Museu do Amanhã, Casa França Brasil, Festival Multiplicidade e Sonar+D.


Atividade encerrada

Arte do Código aberto com Vamoss

Vamoss é artista-programador, utiliza o código como matéria prima para criar projetos de arte gerativa.
É Diretor de Tecnologia na SuperUber, onde contribuiu para projetos de museus em todo mundo desde 2011.
É doutorando em Artes Visuais no PPGAV-UFRJ, na linha de Poéticas Interdisciplinares. Formado em Design e mestre em Economia Criativa pela ESPM-Rio, onde engajou com a comunidade de artistas-programadores brasileiros para criar o Encontros Digitais, um espaço de aprendizado em arte e novas tecnologias.


Palestrante

Vamoss

Vamoss

Vamoss é artista-programador, utiliza o código como matéria prima para criar projetos de arte gerativa.
É Diretor de Tecnologia na SuperUber, onde contribuiu para projetos de museus em todo mundo desde 2011.
É doutorando em Artes Visuais no PPGAV-UFRJ, na linha de Poéticas Interdisciplinares. Formado em Design e mestre em Economia Criativa pela ESPM-Rio, onde engajou com a comunidade de artistas-programadores brasileiros para criar o Encontros Digitais, um espaço de aprendizado em arte e novas tecnologias.


Links Relacionados

Ok, entendi.
Utilizamos cookies para personalizar sua experiência aqui no site, de acordo com nossa política de cookies. *