A DAP, proporcionará aos participantes diversas reflexões sobre os espaços, o quanto precisam ser inclusivos e acessíveis a todos. Seja para crianças, idosos, pessoas negras, pessoas lgbtqiap+. O objetivo será demonstrar através da experiência de profissionais e empresas renomadas, a importância obre refletir os espaços com projetos inclusivos em diversos sentidos.
O Coletivo Levante reúne uma equipe diversificada de profissionais, incluindo arquitetos, engenheiros, designers, estudantes e moradores, todos unidos por um objetivo comum: promover a arquitetura na periferia, tornando-a acessível e valorizando o potencial criativo e transformador das comunidades locais. Nesse encontro, abordaremos nossa experiência na elaboração de projetos de forma coletiva, compartilhando os desafios enfrentados, as soluções encontradas e os resultados obtidos. Além disso, apresentaremos exemplos de projetos já realizados, demonstrando como a arquitetura pode ser uma ferramenta poderosa para melhorar a qualidade de vida nas comunidades.
Fernando Maculan é arquiteto e urbanista graduado pela Escola de Arquitetura da UFMG (1992-1997), sócio fundador da MACh Arquitetos e idealizador do Coletivo LEVANTE.
Maculan atua em uma vasta gama de projetos cuja aproximação com a arte e com o design tem lhe proporcionado contínuo aprendizado e renovação. Fruto de criação multidisciplinar e colaborativa, seu trabalho fundamenta-se na elaboração de conceitos coerentes com as especificidades do lugar e das pessoas envolvidas; no reconhecimento de tradições e projeções de futuro com ênfase na diversidade.
Na palestra, será explorado o tema de desenvolvimento colaborativo de projetos de design de interiores. A Matú Arquitetura compartilhará insights sobre o processo de concepção de projetos em seu escritório, revelando como trabalham em conjunto para criar soluções interessantes.
Arquiteta e Urbanista (Escola da Cidade), pós-graduanda em Gestão de Projetos (ESALQ-USP) e sócia da Matú Arquitetura. Especialista em Arquitetura de Interiores, com ampla experiência em projetos executivos, detalhamentos e obras. Entusiasta do Archicad desde 2016, utilizando-o como ferramenta essencial em seu trabalho.
A docente da unidade Flávia irá compartilhar sua experiência com reformas de apartamentos para investidores.
Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pós-graduada em arquitetura da Paisagem pelo SENAC-SP. Professora do curso técnico de Design de interiores no Senac. A frente do Studio Flu Arquitetura e Interiores atua na área desde 2012 com experiência em projeto e reforma de interiores residencial.
Caminhadas pelas ruas do bairro da Vila Romana para conhecer os córregos da região e sua relação com a urbanização de São Paulo.
Arquiteta paisagista e mestra em análise de projetos pela UNICAMP. Especialista em paisagismo pelo IBRAP e designer de interiores pela ETEC GV. Desenvolveu sua formação na área da cenografia (UTL – Lisboa/Portugal) e engenharia urbana (EIVP – Paris/França). Atua como docente no Senac Lapa Tito nos cursos técnicos em Paisagismo e Design de Interiores.
Arquiteto e Urbanista graduado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, e mestre pela mesma instituição. É docente no Senac Lapa Tito, atua com gerenciamento de projetos e certificações sustentáveis.
Conversa sobre espaços inclusivos com a persona drag do ator e professor Guilherme Terreri e a palestrante Júlia Piccolomini
Rita von Hunty é crítica cultural, professora, pesquisadora, colunista e educadora popular.
Já atuou em Universidades, escolas e movimentos sociais tanto no Brasil quanto no exterior.
Contribuiu com textos na publicação de mais de 15 livros no Brasil, além de artigos e colunas para diversos portais e periódicos.
Em 2023, a convite da Secretaria nacional LGBTQIA+, do Ministério da Cidadania e Direitos Humanos e da ENAP, Rita fez a conferência de reabertura do curso de formação em Direitos Humanos.
Mulher cisgênero, branca, bissexual, casada com um homem trans, umbandista, mora em SP, possui 33 anos e uma deficiência física chamada distrofia muscular de cinturas. Diretora do Vale PcD e Especialista de Gestão de Pessoas pela USP, atua há 10 anos na área de Pessoas com experiência estratégica como Líder e Consultora de Diversidade e Inclusão, Business Partner, Desenvolvimento Organizacional, Programas de Integração, Desenvolvimento, Engajamento e Responsabilidade Corporativa. Palestrante convidada em empresas como a EY, Amazon, Google, Oracle, ADP, Natura, Yara, Magnetis, Smart Bank, Ornellas, Diálogos Entre Nós, Elliott Scott, Incluir da Certo, Vitalk, Amanco e etc.
O Erê Lab é uma empresa de mobiliário urbano lúdico, criação e desenvolvimento de objetos de brincar, interagir e participar. São objetos que participam do urbanismo contemporâneo através de interações no cotidiano com design brasileiro. Com foco na infância os equipamentos são projetados a partir de estudos voltados para o desenvolvimento afetivo, motor e cognitivo.
Vitor Araujo é arquiteto e urbanista especializado em arquitetura para o brincar. Formado na FAUUSP em 2014, atua como gerente de projetos e coordenador da equipe de criação no Erê Lab. Sua principal área de atuação envolve o desenvolvimento de brinquedos e projetos voltados para crianças, com ênfase no brincar, visando assegurar o direito das crianças a um espaço de qualidade nas cidades. Através desses projetos, busca proporcionar às crianças oportunidades de brincar e desenvolver suas habilidades motoras, neurológicas e sociais, contribuindo para sua formação como cidadãos.
Entender a importância do verde, cuidar de um ser vivo e aprender a respeitar o meio ambiente são alguns conceitos trabalhados nessa vivência. Com atividades lúdicas e divertidas, essa oficina oferece aos pequenos a oportunidade de testar, explorar, sentir e conhecer os primeiros passos da Jardinagem. Soltar a criatividade pintando o próprio vaso, conhecer um minhocário, sentir as diferentes texturas e aromas das ervas medicinais, aprender os processos de plantio e os cuidados no cultivo são alguns dos saberes trabalhados.
Apaixonada pelo universo das plantas, Tatiana Massari é Pedagoga de formação, e possui formação técnica em jardinagem, arte floral, jardins verticais, horta caseira e introdução ao paisagismo. Em 2019 criou o Verdejar Ateliê com o objetivo de oportunizar às pessoas uma aproximação com a natureza em seu dia a dia. Em 2023 a empresa passou a se chamar Gaia arranjos florais e atualmente trabalha com Assinaturas Florais, loja de comércio virtual e ministrando Oficinas
A palestrante irá ensinar a montar minijardins utilizando plantas africanas e compor com as Abayomis.
Formada pelo Senac desde 1976 na área de beleza e estética, Marilene de Oliveira Santana, vem desenvolvendo seus trabalhos como empreendedora com formação também como: Empreteca desde 2003, Bacharela em Administração, Auxiliar de enfermagem Senac, e, recentemente, Técnica em Paisagismo pelo Senac Lapa Tito. Há 18 anos Marilene vem coordenando juntamente com sua família o Studio de Beleza Afro que passou a integrar o projeto Portal dos boldos by cursos eba. Nossa missão tem sido formar as alunas com ênfase na reciclagem e ervas medicinais, shampoos e condicionadores naturais assim como sais de banhos, os Jardins das Abayomis com plantas e suculentas africanas trazendo um resgate cultural e elevação da autoestima de mulheres e jovens negras. Um dos objetivos principais a capacitação para abertura de suas microempresas
Esta palestra tem como objetivo conversar e instigar a conscientização sobre a violência de gênero nos espaços públicos. Exploraremos as diversas formas de violência de gênero e discutiremos como o design de interiores e paisagismo podem desempenhar um papel fundamental na criação de espaços mais seguros e inclusivos.
Arquiteta e Urbanista graduada pela Fundação Armando Álvares Penteado e especializada em Humanidades: Educação, Política e Sociedade pelo Instituto Federal de São Paulo. Atua como docente nos cursos técnicos de Design de Interiores e Paisagismo no Senac Lapa Tito e, também, atua com projetos de arquitetura de interiores residencial.
Tatiane Waileman é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, possui seu próprio escritório, Tatiane Waileman Arquitetura, com 8 anos no mercado e mais de 150 projetos executados.
Se tornou especialista em transformar imóveis antigos respeitando a história e sustentabilidade. Ama dividir todo o processo de projeto e obras, ensinar o público e democratizar os processos dentro da arquitetura.
Tatiane Waileman é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, possui seu próprio escritório, Tatiane Waileman Arquitetura, com 8 anos no mercado e mais de 150 projetos executados.
Se tornou especialista em transformar imóveis antigos respeitando a história e sustentabilidade. Ama dividir todo o processo de projeto e obras, ensinar o público e democratizar os processos dentro da arquitetura.
O Arquiteto paisagista fará reflexões sobre soluções conceituais e sustentáveis no design.
doutorando em Design pela Universidade Anhembi Morumbi (2022), Bolsista PPGDesign UAM – PROSUP-CAPES. Mestre em Design pela Universidade Anhembi Morumbi (2022 – Bolsista PPGDesign UAM – PROSUP-CAPES). Especializações em Gestão de Projetos de Arquitetura pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (2019), e Design de Interiores pelo Istituto Europeu di Design (2015), graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Nove de Julho (2010). Trabalhou em renomados escritórios de arquitetura paisagística, com os arquitetos Sergio Santana e Benedito Abbud. Docente da Faculdade Belas Artes e SENAC.
Vivência aflorando os sentidos por meio de uma instalação sensorial elaborada por alunos do técnico de paisagismo e técnico de design de interiores
Arquiteta paisagista e mestra em análise de projetos pela UNICAMP. Especialista em paisagismo pelo IBRAP e designer de interiores pela ETEC GV. Desenvolveu sua formação na área da cenografia (UTL – Lisboa/Portugal) e engenharia urbana (EIVP – Paris/França). Atua como docente no Senac Lapa Tito nos cursos técnicos em Paisagismo e Design de Interiores.
Arquiteto e Urbanista graduado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, e mestre pela mesma instituição. É docente no Senac Lapa Tito, atua com gerenciamento de projetos e certificações sustentáveis.
Nesta palestra, as arquitetas farão uma reflexão sobre o tema da inclusão em contextos sociais complexos, focando especialmente na cidade de São Paulo, conhecida por sua diversidade e, ao mesmo tempo, pela segregação existente em seus espaços. Vamos discutir como é possível abordar a inclusão de forma abrangente, levando em consideração as diversas nuances presentes na sociedade.
RUÍNA habita o encontro que une arquitetura e educação. Conciliando projeto, pesquisa e experimentação, nossa prática explora abordagens radicais e anti-convencionais por meio de edifícios, instalações, objetos e materiais. Complementar à prática projetual, investigamos as diversas maneiras de apropriação dos processos da construção, demolição e reuso de materiais sob uma perspectiva político-pedagógica buscando autonomia e democratização do acesso à arquitetura. Valorizamos o processo como fonte de conhecimento imprescindível para uma prática cada vez mais coerente e a experimentação como método fundamental para constituição de outras maneiras de habitar o mundo.
A paisagista irá compartilhar sua trajetória, valores e o dia a dia de seu trabalho.
Arquiteta da Paisagem e fundadora da Soul Verde, busca utilizar-se do Paisagismo e da Jardinagem como ferramentas de transformações socioambientais.
Além da criação e desenvolvimento dos Projetos Paisagísticos que visam um olhar sistêmico e Regenerativo de Ecossistemas, se dedica ao empoderamento da mão de obra feminina no mercado de jardinagem.
O palestrante irá produzir luminárias de design exclusivo de forma sustentável e com tecidos africanos
Alan Santana, inquieto, criativo formado em Artes visuais, trafega por vários universos da criação moda, design de produto, beleza.
Atualmente leciona aulas de figurino e visagismo, possui uma marca de moda homônima, em parceria com uma amiga comanda a Palan marca de design de produto que cria a partir de objetos reciclados e descartados na cidade de São Paulo.
O arquiteto e urbanista irá compartilhar conosco seus projetos premiados voltados à educação.
Arquiteto e Urbanista pela Universidade Mackenzie. Doutorando e Mestre em projeto de arquitetura pela Universidade de São Paulo. Professor no Curso Técnico de Design de Interiores no Senac. A frente da Carvalho Terra Arquitetos atua em projetos na área da educação e saúde com foco na experiência do usuário no espaço construído.
Com tantas opções de revestimentos, como saber o melhor para o meu projeto? Na palestra vou te ensinar o método Briefing Sensorial, onde você vai aprender a especificar de maneira assertiva, com pouca ou nenhuma revisão de projeto e te ajudar a ser mais sensível olhando as necessidades do cliente em espaços inclusivos.
Lilian Santos é designer de interiores, CEO do Revestindo a Casa, a maior plataforma com conteúdo especializado sobre revestimentos do Brasil, é criadora do curso Escola do Acabamento, onde é ensinado toda parte técnica das obras a centenas de profissionais da construção civil.
Também é colunista da Casa Vogue e embaixadora da ExpoRevestir.
Como a segregação definiu a identidade das cidades brasileiras
Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal de Santa Catarina (USFC); Pós-graduada em Arquitetura da Paisagem pelo SENAC-SP, Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP); Arquiteta no escritório Flama Arquitetura e Docente no Senac Lapa Tito
Arquiteta e urbanista com mais de 14 anos de experiência em projetos de arquitetura paisagística, atua em diversas escalas e tipologias, desenvolvendo soluções que integram estética e funcionalidade com a natureza. Professora no curso técnico de paisagismo do Senac São Paulo e mestranda no Centro Universitário Belas Artes, também dirige seu próprio escritório desde 2018, onde trabalha com projetos residenciais e comerciais. Sua prática alia inovação, sustentabilidade e bem-estar, com foco na criação de espaços que promovem a conexão entre o ser humano e o meio ambiente.
A palestra “Arte: Identidade e História” aborda a relação entre a arte, a identidade e a história, explorando como a expressão artística pode refletir a nossa existência e subjetividade. Uma conversa sobre a importância da arte na construção do indivíduo, através do autoconhecimento e também como forma de preservar a história, bem como de transmitir mensagens e valores culturais e pessoais.
Guilherme Marinho, 32 anos, empresário, nasceu e cresceu na periferia de São Paulo. Começou a empreender aos 21 anos, na área da moda, teve duas marcas de roupas e acessórios, mas se encontrou profissionalmente quando abriu a Lateral Galeria ao lado da sua parceira Camila Alcântara. Hoje concentra seus negócios e projetos no campo das artes e da cultura. É diretor, galerista e curador na Lateral, e também faz acompanhamento de artistas.
Camila Alcântara, 32 anos, natural de São Paulo -SP, é artista plástica desde 2017 e, em 2020, fundou a Lateral – Galeria Contemporânea de Arte ao lado de seu parceiro e empresário Guilherme Marinho. Atualmente, divide seu tempo entre a produção artística e a gestão da Lateral onde atua como diretora, galerista e curadora.
Aprenda a usar os materiais de aquarela e explore vivências na cidade. Compartilhe histórias e as represente através da arte. Desperte sua criatividade, capture a essência da cidade e compartilhe suas vivências utilizando a aquarela.
Designer Gráfica formada pelo centro universitário senac e ilustradora. além de atender clientes como designer e ilustradora, também tenho uma loja de produtos estampados por mim, pensados para pessoas autênticas e criativas.
Este workshop oferece uma experiência culinária, destacando as Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC). Guiados pelo Engenheiro Agrônomo e Professor no Senac Lapa Tito, explorarão combinações de sabores únicas e descobrirão os benefícios nutricionais das PANC. Esta é uma oportunidade única para expandir o conhecimento culinário, promovendo uma alimentação diversificada e sustentável. Junte-se a nós neste evento para despertar os sentidos, conhecer dicas de cultivo das PANCs e explorar novas possibilidades gastronômicas.
Eng. Agrônomo formado na UNESP e doutor em Proteção de Plantas, atuou em manjeo sustentável em parques municipais e estaduais em São Paulo e Campos de Jordão, desenvolvimentos de projetos de reforma de viveiro municipal e arborização de ruas na Prefeitura de Botucatu além de diversos projetos residenciais e corporativos, entre eles implantação parcial do Pq. Villa Lobos. Docente no Senac Lapa Tito nos cursos técnicos de Paisagismo e Design de Interiores e cursos livres de jardinagem, paisagismo, horta, terrário e arranjos florais.
Vivência aflorando os sentidos por meio de uma instalação sensorial elaborada por alunos do técnico de paisagismo e técnico de design de interiores
Arquiteta paisagista e mestra em análise de projetos pela UNICAMP. Especialista em paisagismo pelo IBRAP e designer de interiores pela ETEC GV. Desenvolveu sua formação na área da cenografia (UTL – Lisboa/Portugal) e engenharia urbana (EIVP – Paris/França). Atua como docente no Senac Lapa Tito nos cursos técnicos em Paisagismo e Design de Interiores.
Arquiteto e Urbanista graduado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, e mestre pela mesma instituição. É docente no Senac Lapa Tito, atua com gerenciamento de projetos e certificações sustentáveis.
Tiana Carla falará sobre como trazer o verde para qualquer espaço e diminuir a desigualdade
Engenharia Agronômica, Doutora em ciências pela Universidade de São Paulo e especialista em Gestão Ambiental (USP) e Arborização Urbana (UNIFESP).
Possui Pós-Doutorado na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e na TH Chan Harvard School of Public Health. Atua no desenvolvimento de pesquisas sobre cobertura da terra, saúde e áreas verdes e poluição do ar e docente no curso técnico de paisagismo no SENAC.
Com um espaço de identidade ímpar na CasaCor 2023, a arquiteta irá bater um papo conosco sobre sua trajetória.
Arquiteta, urbanista social, mestre em Planejamento Urbano (2019) pela FIAM FAAM Centro Universitário, pós graduada em Habitação e Cidade (2021) pela Escola da Cidade e em Urbanismo Social (2021) pelo INSPER, colunista na plataforma Caos Planejado e integrante do elenco CASACOR 2023. Desde 2017 é presidente do Fazendinhando, instituto de transformação territorial, cultural, social e ambiental no qual realiza gestão de projetos sociais e transformações territoriais em favelas de São Paulo. Em 2019, foi selecionada para participar da XII Bienal Internacional de Arquitetura; em 2021, foi finalista no Prêmio Empreendedor Social da Folha e uma das vencedoras da Premiação IABsp na categoria Urbanismo, Planejamento e Cidades e em 2023, recebeu o prêmio de responsabilidade socioambiental da Câmara Municipal de São Paulo.
Oficina de técnicas para produção de fotografia de interiores com o celular para divulgação em redes sociais e portfólio profissional.
Arquiteto e Urbanista graduado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, e mestre pela mesma instituição. É docente no Senac Lapa Tito, atua com gerenciamento de projetos e certificações sustentáveis.
Objetivo da palestra é proporcionar uma reflexão sobre a importância da diversidade no campo do design, explorar estratégias práticas para criar soluções inclusivas e acessíveis. Assim como o incentivar o público a promover equipes diversificadas e considerar as implicações éticas e sociais de suas criações.
Formado em Design Digital pela Universidade Anhembi Morumbi, Pós-Graduado em Computação Gráfica 3D pelo Senac São Paulo e instrutor certificado Autodesk. Atua como docente nos cursos técnicos em Computação Gráfica e cursos livres voltados a área do design no Senac Lapa Tito. Também atua como designer 3D no desenvolvimento de projetos para arquitetura, design de interiores e exposições artísticas.
Uma oficina que além de abordar os principais conceitos e práticas de agrofloresta, será uma vivência prática de plantio desta técnica
Iuri nasceu em 1991, em Alfenas, sul de Minas Gerais. Até seus 18 anos, logo antes da faculdade, morou em área rural.
Formado em Engenharia de Produção na Unifei, Universidade Federal de Itajubá, trabalhou durante 9 anos e liderou áreas de Gestão de Performance, Consultoria em Operações, Inteligência de Negócio, Gestão Orçamentária e Estratégia em multinacionais.
A Dois Rios Agrofloresta surgiu em 2022 para regenerar solos, biomas e relações humanas por meio de interações positivas com a natureza
Este show reúne várias histórias de relacionamento, trabalho, fracassos e carreira na faculdade, que são quase comuns a todo mundo. São todas histórias reais que aconteceram comigo e coloquei olhar cômico e de identificação para outras pessoas. O show conta com interação da plateia e muitos momentos de troca e descontração.
Carol Delgado, gaucha, 30 anos. Sempre quis ser comediante desde os 12 anos mesmo sem nenhuma referência na época de que dava pra viver disso, depois com a Tatá werneck que é minha maior inspiração aparecendo no comédia MTV descobri que dava pra tentar e fui fazendo teatro e tentando como dava. Longo do caminho fiz faculdade de políticas públicas na intenção de ser vereadora, mas eu vi que perderia meu réu primário no primeiro dia de trabalho e decidi focar na arte que era meu sonho. Em 2018 comecei a criar conteúdo pra internet e em 2019 comecei fazer comédia de standup no rio grande do sul.