Como construir cidades inteligentes, humanas e sustentáveis? Nesta segunda edição do evento vamos destacar a importância do cuidado com o meio ambiente, os negócios e as pessoas. Um novo conceito de cidade que possa despertar em todos um potencial transformador na redução dos impactos: ambiental, econômico e social.
Público-alvo: Profissionais, estudantes, empresas, organizações, professores e a comunidade escolar.Quais barreiras a cidade enfrenta para avançar na agenda de adaptação às mudanças climáticas? Neste painel, o público irá refletir sobre as medidas necessárias e os riscos relacionados a estes eventos. Uma oportunidade essencial para profissionais, de diversas áreas, que almejam integrar a sustentabilidade como prática e valor.
Especialista em justiça climática @andreiacoutinho.l é jornalista pela PUC-RIO. Mestre em Relações Étnico-raciais pelo CEFET/RJ e Fulbright scholar na University of California Davis. É conselheira da Casa Fluminense, Prefeitura do Rio de Janeiro e ActionAid. Como parte do Humphrey Fellowship, fez residência profissional na United Nations Population Fund (UNFPA), localizada em Nova York.
Liderança da aldeia Kalipety, na T.I. Tenonde Porã. Localizada do extremo Sul de SP. Formada pela USP em 2008 em Pedagogia, hoje atua como Agente Ambiental, promovendo a recuperação de sementes tradicionais, recuperação de área degradadas, e realizados projetos de recuperação de florestas na T.I.. Escritora, tem um trabalho publicado pela Editora Elefantinha intitulado como “Nós”. Faz apontamentos de reflexão profundas sobre sua cultura, no trabalho político com as mulheres.
Doutorado e Mestrado pela Faculdade de Direito da USP. Pesquisadora líder em Estudos Aplicados ao Meio Ambiente e Desastres da USP – CEPED. Foi Presidente da Comissão de Resíduos Sólidos da OAB/SP. Foi Diretora do Escritório Regional do Programa Cidades da ONU na USP. Foi Secretária do Meio Ambiente do Estado de SP. Foi Superintendente de Gestão Ambiental da USP. Foi Presidente CETESB. Foi indicada pela Revista Poder entre as 50 Mulheres mais influentes do Brasil.
Graduado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pós-graduado em Gestão de Sustentabilidade pela Leuphana Universitaet Lueneburg. É Head de Sustentabilidade da Ambipar Group. É membro do Comitê ESG da Bartofil. Coordenador da Rede Desafio 2030 e Hub ODS MG uxiliando empresas na no direcionamento estratégico dos 17 ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Doutora e Mestre em Saúde Pública. Mestre em Direito. Especialista em Gerenciamento de Projetos e Gestão Escolar. Advogada e Consultora ambiental. Coordenadora e Professora dos cursos de Pós-graduação no Senac Jabaquara. Consultora no desenvolvimento de cursos e projetos na área ambiental no Senac São Paulo.
Este painel apresentará como a tecnologia pode contribuir para uma cidade mais conectada, humanizada e sustentável. Como soluções inovadoras podem moldar o futuro e melhorar a qualidade de vida? Como reduzir o impacto social? Como ambientes urbanos podem ser mais humanizados e criar mais acesso à oportunidades?
É pesquisadora bolsista no Centro Nacional de Monitoramento e Alertas em Desastres Naturais – CEMADEN/MCTIC, no Programa Cemaden Educação: rede de escolas e comunidades na prevenção de riscos de desastres. Mestrado e Doutorado em Geografia pela Universidade de São Paulo. Graduada e Licenciada em Geografia pela Universidade de São Paulo. É graduada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero.
É Arquiteto e Urbanista pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Planejamento Urbano e Regional pelo PROPUR – UFRGS. É Analista Sênior de Mobilidade Ativa no WRI Brasil. Professor universitário. Especialista em planejamento urbano, projeto urbano, mobilidade sustentável, infraestrutura urbana, sustentabilidade urbana em organizações do terceiro setor e desenho de ruas.
Doutor em Engenharia, atua há mais de 10 anos em design e implementação de projetos de Educação Corporativa em empresas nacionais e multinacionais pelo Senac São Paulo.
O documentário ressalta a importância das brigadas voluntárias de combate aos incêndios florestais no Brasil. Aborda o contexto das mudanças climáticas e o descontrole dos incêndios na Amazônia. Além de mostrar a ação de ativismo do grafiteiro Mundano que ao viajar por um Brasil em chamas coleta cinzas para produzir uma obra de arte. Ação em parceria com o Programa Ecofalante Universidades e do Programa Ecoficiência do Senac São Paulo.
Doutora em Saúde Global e Sustentabilidade (USP). Mestra em Tecnologia Ambiental (IPT). Pós-graduada em Gestão Ambiental (SENAC) e Graduada em Biologia (UMESP). Consultora e educadora ESG com experiência de 18 anos em organizações do 1º, 2º e 3º setor. É Coordenadora e Professora de Pós-Graduação no Senac Jabaquara.
Subtu é um artista nascido e criado na cidade de São Paulo, com exposições em diversos países como Portugal, Tailândia, França ou Holanda, trabalhando com diversas mídias e suportes (desde animação, até pintura e escultura) há sempre uma coisa em comum em suas obras: a presença do macaco Yoko. Yoko reflete a essência humana interagindo com as pessoas e as cidades, com características que oscilam entre o sarcástico e o inocente, o maldoso e o puro, de acordo com a situação, Yoko convida o público a refletir sobre problemas sociais e contemporâneos.
Como a inovação e a sustentabilidade estão se tornando essenciais nas organizações? Como podem contribuir para o desenvolvimento da sua carreira? Neste painel você aprenderá estratégias para criar ambientes organizacionais e educacionais alinhados às práticas de diversidade, inovação e a sustentabilidade.
Escritor, @carvalhando é consultor e orientador de projetos em marketing, D&I e sustentabilidade. Duas vezes palestrante do TEDx. Autor best-seller de 5 livros, entre eles “Como salvar o futuro” e do finalista do prêmio Jabuti: “Viva o fim”. Apresentador do Nat Geo Podcast,da National Geographic.
Consultora de comunicação corporativa, especialista em sustentabilidade e professora. Atua há 20 anos na área de comunicação e gestão de negócios. Coautora de 3 livros sobre comunicação e sustentabilidade
Doutora em Saúde Global e Sustentabilidade (USP). Mestra em Tecnologia Ambiental (IPT). Pós-graduada em Gestão Ambiental (SENAC) e Graduada em Biologia (UMESP). Consultora e educadora ESG com experiência de 18 anos em organizações do 1º, 2º e 3º setor. É Coordenadora e Professora de Pós-Graduação no Senac Jabaquara.
Como a educação pode empoderar as gerações para um desenvolvimento sustentável? Neste painel você irá conhecer a importância da educação na formação de agentes transformadores que, com inovação e justiça socioambiental, poderão contribuir para um desenvolvimento inteligente e sustentável da cidade gerando qualidade de vida para as pessoas, o meio ambiente e os negócios.
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo, mestrado em Urbanismo e Planejamento Urbano, mestrado em Estudos Teatrais e Cinematográficos, doutorado em Arquitetura e Urbanismo. É Subsecretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo.
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Católica de Santos (1982), mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004) e doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010). Atualmente é superintendente de operações no Senac.
Mestranda em Direitos Humanos e humanidades na USP, @whois_monique estuda sobre afetividades à luz do pensamento negro e desenvolve o projeto “Lab afetos”. Foi bolsista do programa African Descendant Social Entrepreneurship (2023) e do Programa de Afrodescendentes das Nações Unidas (2022). Foi selecionada como Jovem Líder da América Latina pelo programa Young Leader of American Initiative com o projeto Afronta Coletivo (2021). É comunicadora do SamambAya Pod no Spotify e no Podsesc no YouTube.
É Doutor em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica – PUC-SP (2007). Especialização em Administração de Recursos Humanos pela Universidade São Judas Tadeu (1987) e graduação em Administração de Empresas também pela Universidade São Judas Tadeu (1983). Coordenou os cursos de pós-graduação do Centro Universitário do Senac SP.
Doutora e Mestre em Saúde Pública. Mestre em Direito. Especialista em Gerenciamento de Projetos e Gestão Escolar. Advogada e Consultora ambiental. Coordenadora e Professora dos cursos de Pós-graduação no Senac Jabaquara. Consultora no desenvolvimento de cursos e projetos na área ambiental no Senac São Paulo.
Nesta intervenção vamos conectar o uso da tecnologia de drones e satélites ao GIS Day (Dia dos Sistemas de Informação Geográfica).
Mestrado em Administração no Insper Instituto de Ensino e Pesquisa (2019). Graduado e Pós-graduado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública. Licenciatura em Educação Física pela Fundação Barra Bonita de Ensino (2004). É professor do curso de graduação em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, na Academia de Polícia Militar do Barro Branco. É Oficial Superior da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
É Engenheiro Ambiental e Sanitarista pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Mestrado e doutorado em Sensoriamento Remoto pelo INPE. Especialista em sensoriamento remoto voltado ao estudo de águas interiores e ambientes cafeeiros, bio-óptica aquática, algoritmos de estimativa de parâmetros de qualidade da água por sensoriamento remoto, correção atmosférica e abordagens multi-sensores.
Doutora e Mestre em Saúde Pública. Mestre em Direito. Especialista em Gerenciamento de Projetos e Gestão Escolar. Advogada e Consultora ambiental. Coordenadora e Professora dos cursos de Pós-graduação no Senac Jabaquara. Consultora no desenvolvimento de cursos e projetos na área ambiental no Senac São Paulo.
Neste painel, você irá saber como a intensificação de eventos climáticos extremos evidenciam as desigualdades estruturais e demonstram impactos ambientais negativos em populações vulneráveis. Um debate em que você aprenderá como essas questões estão amparadas pelo conceito de racismo ambiental e a importância da educação antirracista no contexto das mudanças climáticas.
Ativista climática, @souamandacosta é jovem embaixadora da ONU e em 2021 entrou para a lista #Under30 da revista Forbes. Formada em Relações Internacionais. Empreende o @perifasustentavel. É colunista da Agência Jovem de Notícias e do Um Só Planeta, apresenta o programa de televisão #TemClimaParaIsso? Foi vice-curadora do Global Shapers HUB SP, comunidade de jovens do Fórum Econômico Mundial.
Inovadora e Urbanista Social é CEO da @gotadoceano. Diretora de Territórios e Co-founder do Instituto @perifasustentavel. Formada em Ciências Sociais pela UNIFESP. Pós-graduada em Urbanismo Social. Atua no laboratório de Inovação Social da área de energia da EDP – Energias do Brasil. Mobiliza e empodera juventudes para a mudança de realidades territoriais com metodologias aplicadas.
Kananda Eller é Química e Mestranda em Ensino de Ciências Ambientais USP. Fundadora do @deusacientista nas redes sociais, cursa MBA em Marketing pela USP/ESALQ e foi a primeira criadora de conteúdo a fazer parte do Security Advisory Council TikTok. Foi coordenadora de Ciência, Tecnologia e Inovação no Conselho Estadual da Juventude – CEJUVE/BA.
Fundador e Diretor Executivo do Instituto AYÍKA, @nosmarcelorocha é Ativista em Negritude, Educação e Mudanças Climáticas. Conselheiro do Greenpeace Brasil e membro consultor do movimento net zero do Pacto Global da ONU no Brasil.
Doutora Claudia Comaru é docente da pós-graduação no Senac atuando nas áreas de Ergonomia e Engenharia de Segurança do trabalho. Doutora em Psicologia Clínica, especialista em Saúde do Trabalhador e Cuidados Integrativos. Consultora em empresas com projetos de saúde mental. Autora de textos em Psicologia Clínica.