Construir uma carreira de sucesso exige atualização constante. E encontrar uma educação conectada às transformações e dinâmicas do mercado de trabalho é um dos melhores caminhos para você dar um salto profissional. Pensando nisso, o Senac São Paulo realiza a série de encontros virtuais Live Senac pós-graduação: carreiras e mercado. Com a participação de professores e coordenadores dos cursos de pós-graduação e de outros convidados, a programação tem como objetivo compartilhar experiências, trazer informações, tendências e conteúdos de diversas áreas do mercado. Você também poderá conhecer mais sobre como funciona a pós-graduação do Senac e os benefícios de ter uma especialização. Venha se reinventar conosco!
Público-alvo: Alunos, ex alunos e pessoas interessadas em pós-graduaçãoVenha para um bate-papo sobre inbound marketing e criação de conteúdo com o coordenador dos cursos de comunicação da Pós-Graduação do Senac Osasco.
Conheça um pouco mais sobre uma das estratégias mais usadas no marketing digital para atrair clientes por meio de criação e curadoria de conteúdo, engajando e fidelizando o público e ainda, as suas diferenças do marketing tradicional.
Gestor na Agência RedPill Estratégia Marketing, professor universitário e Coordenador do curso Pós-Graduação em Marketing Digital e E-commerce, Gestão de Negócios e Gestão da Comunicação em Mídias Digitais no Senac Osasco.
Mestre em Administração para MPEs pela Unifaccamp e Pós-graduado em Marketing e Vendas e em docência do Ensino Superior e graduado em processos gerenciais.
A governança corporativa é um dos pilares do enfoque em sustentabilidade. Uma empresa com boa governança corporativa é responsável e transparente para com seus acionistas e outras partes interessadas tais como empregados, credores, clientes e a sociedade em geral. A governança corporativa contribui para o crescimento sustentável a longo prazo.
Doutora em Saúde Global e Sustentabilidade (USP), Mestre em Tecnologias Ambientais (IPT). Pós-graduada em Gestão Ambiental (Senac) e Graduada em Ciências Biológicas (UMESP). É Coordenadora e Professora dos cursos de Pós-graduação no Senac Jabaquara.
Gestor na Agência RedPill Estratégia Marketing, professor universitário e Coordenador do curso Pós-Graduação em Marketing Digital e E-commerce, Gestão de Negócios e Gestão da Comunicação em Mídias Digitais no Senac Osasco.
Mestre em Administração para MPEs pela Unifaccamp e Pós-graduado em Marketing e Vendas e em docência do Ensino Superior e graduado em processos gerenciais.
Entenda como a pós-graduação pode ser um diferencial competitivo e alavancar sua carreira no mercado de trabalho. Em roda de conversa com os coordenadores de curso de Pós-Graduação do SENAC Osasco, entenda os diferenciais e as possibilidades da Pós-Graduação do Senac. Participe e tire todas suas dúvidas sobre estrutura dos cursos, a importância da especialização e as possibilidades de atuação profissional.
Doutora em Saúde Global e Sustentabilidade (USP), Mestre em Tecnologias Ambientais (IPT). Pós-graduada em Gestão Ambiental (Senac) e Graduada em Ciências Biológicas (UMESP). É Coordenadora e Professora dos cursos de Pós-graduação no Senac Jabaquara.
Gestor na Agência RedPill Estratégia Marketing, professor universitário e Coordenador do curso Pós-Graduação em Marketing Digital e E-commerce, Gestão de Negócios e Gestão da Comunicação em Mídias Digitais no Senac Osasco.
Mestre em Administração para MPEs pela Unifaccamp e Pós-graduado em Marketing e Vendas e em docência do Ensino Superior e graduado em processos gerenciais.
Consultor, professor e instrutor na área de gerenciamento de projetos, com sólida experiência em implementação de PMO. PMP desde 2005 e especialista em abordagens ágeis, atuou na gestão de projetos em áreas de finanças, meios de pagamentos, projetos de engenharia e Data Centers, grandes eventos, desenvolvimento de aplicativos (SW), implementação de soluções de TI e melhoria de processos industriais e de negócio. Graduado em sistemas da informação e pós-graduado em gerenciamento de projetos.
O período da pandemia deixou várias lições, uma delas. Efetivo controle do fluxo do caixa para ter capacidade de investimento em inovação e mudanças + efetividade e foco na implementação de valor, uma visão estratégica de negócio. Estes dois pontos cruciais da saúde das empresas são foco do curso de controladoria e finanças e gerenciamento de projetos. Venha conversar sobre aspectos relevantes destes temas.
Consultor, professor e instrutor na área de gerenciamento de projetos, com sólida experiência em implementação de PMO. PMP desde 2005 e especialista em abordagens ágeis, atuou na gestão de projetos em áreas de finanças, meios de pagamentos, projetos de engenharia e Data Centers, grandes eventos, desenvolvimento de aplicativos (SW), implementação de soluções de TI e melhoria de processos industriais e de negócio. Graduado em sistemas da informação e pós-graduado em gerenciamento de projetos.
Possui Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo (2006). Mestre em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (2011) e Mestrando em Modelagem de Sistemas Complexos pela Universidade de São Paulo (USP). Coordenador da pós-graduação SENAC nos cursos Controladoria e Finanças e Finanças Corporativas. Professor da pós-graduação no Centro Universitário SENAC, e de pós-graduação do Centro Universitário da FEI, lecionando as disciplinas de Contabilidade de Custos, Contabilidade Gerencial, Controladoria e Gestão Estratégica de Custos. Participa, ainda, como monitor, em disciplinas de resolução de problemas (RP II) na EACH-USP com metodologia de aprendizagem baseada em problemas (ABP). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, principalmente em implantação em Sistemas de Informação Gerencial (ERP) e atuação em departamentos de Controladoria de empresas de grande porte.
A Pós-graduação do Senac Osasco convida você para um bate-papo sobre a importância do Gerenciamento de Resíduos nas organizações. O evento será realizado no mês de agosto, em celebração aos 12 anos da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), e propõe uma reflexão sobre os novos paradigmas, avanços e desafios para a gestão sustentável dos resíduos sólidos urbanos.
Evento com a presenta dos Mestres: Marcos Vinicius e Jorge Gouveia.
Doutorando em Saúde Global e Sustentabilidade (USP), Mestre Ciência e Especialista em Gestão e Controle Ambiental em Serviços de Saúde (UNIFESP), Bacharel em Gestão Ambiental (USP). Desde 2014 atua como Gestor Ambiental do Departamento de Gestão e Segurança Ambiental da UNIFESP. É Professor Universitário e tem passagens por instituições como UNIFESP, Cruzeiro do Sul, Faculdade Anhanguera e SENAC. Atua como Palestrante e Consultor em Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos, de Serviços de Saúde e com Educação Ambiental.
Químico industrial, Doutor em ciências pelo IPEN, Mestre em Saúde Pública pela USP, Químico Industrial pela UFPB. É Assessor da Presidência da CETESB. É representante da CONASQ pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (ABEMA). É professor dos cursos de pós-graduação do Senac Jabaquara.
O PMI discute fortemente, neste momento, as fronteiras da função do profissional de gerenciamento de projetos. Com a rapidez com que tudo está mudando em nossas vidas e o dinamismo com que isto impacta nossa forma de reagir às mudanças, faremos uma reflexão, baseada em aspectos relevantes, para entender o que têm além das fronteiras hoje identificadas para a carreira de gerenciamento de projetos.
Pós-Doutorado em Sistemas de Informação/USP com linha de pesquisa em Projetos (2017), Doutorado em Ciências Sociais/PUCSP (2005), Mestrado em Administração/PUCSP (1999), Graduação em Ciências da Computação/Anhembi Morumbi (2022).
Presidente do Capítulo SP do PMI (2021-2022). Membro do Conselho Regional de Administração de São Paulo (CRA-SP) e Membro do ISACA-EUA e ISACA-SP (Governança de TI). Membro Fórum Brasileiro de Internet das Coisas.
Coordenadora do curso de Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos – Práticas do PMI e professora dos cursos de tecnologia do SENAC – São Paulo.
Todas as áreas da Comunicação foram amplamente impactadas pela transformação digital e pela pandemia.
Eventos tornaram-se híbridos, marcas invadiram cenários de realidade virtual e padrões de consumo mudaram.
Para onde caminham as tendências e como agências e profissionais se preparam para o que virá? Venha ouvir a opinião de uma especialista e discutir com a gente!
Inscreva-se e garanta 20% de desconto na pós-graduação em Comunicação Integrada Pós-digital.
Pós-graduada em Redes Digitais, Sustentabilidade e Terceiro Setor pela USP e especialista em Comunicação Empresarial pela ESPM. Diretora de Estratégias Digitais da Trama Comunicação.
A Pós-graduação do Senac Osasco convida você para um bate-papo sobre a importância do papel do líder no engajamento da equipe. O evento será realizado de forma remota, em 29 de agosto, e propõe uma reflexão sobre habilidades e estilos para uma liderança assertiva e bem-sucedida.
Head de Desenvolvimento Humano Organizacional na Arax. Mentora nos temas de Carreira, Liderança e Recursos Humanos. Foi executiva em Desenvolvimento Humano Organizacional na Embracon. Coach e Master em Programação Neurolinguística, Especialista em Cultura de Aprendizagem e Business Partner pela Insper. Possui MBA em Liderança e Futuro do Trabalho e Pós Graduação em Administração de Recursos Humanos pela FAAP-SP, além de ser graduada em Psicologia Organizacional pela PUC-SP.
Participe da Oficina Pitch e aprenda a comunicar sua ideia ou seu projeto, com a finalidade de conseguir parceiros, clientes e até mesmo investidores. Durante a Oficina serão abordadas dicas de como é possível construir um pitch de impacto para apresentar seu projeto de negócio de maneira mais atrativa.
Gestor na Agência RedPill Estratégia Marketing, professor universitário e Coordenador do curso Pós-Graduação em Marketing Digital e E-commerce, Gestão de Negócios e Gestão da Comunicação em Mídias Digitais no Senac Osasco.
Mestre em Administração para MPEs pela Unifaccamp e Pós-graduado em Marketing e Vendas e em docência do Ensino Superior e graduado em processos gerenciais.
A gestão de riscos corporativos é essencial para que haja uma boa governança, uma vez que possibilita com que as empresas possam identificar possíveis incertezas (riscos) decorrentes do seu contextexo interno e externo, que deverão ser tratadas, a fim de alcançarem seus objetivos estratégicos.
As lideranças que que trabalham com sistema de gestão integrada (SGI) como mecanismos de controles internos, necessitam conhecer de que forma a gestão de riscos se conecta com diversos modelos de sistema de gestão.
Venha se aprofundar neste tema em uma LIVE imperdível.
Doutora em Saúde Global e Sustentabilidade. Mestre em Saúde do Trabalho e Meio Ambiente. Especialização em Direito Ambiental. Especialização em Higiene Ocupacional e Ergonomia. MBA em Administração de Empresas. Engenheira de Segurança do Trabalho. Engenheira Química. Atuação como Executiva em EHS, autora de artigos e literaturas técnicas.
Aprenda técnicas e conceitos das estratégias de conteúdo mais usadas na atualidade. Conheça a história do marketing de conteúdo e entenda o que Content Marketing e Branded Content entendendo o poder de uma boa estratégia de Inbound Marketing, com um dos mais conceituados profissionais da área.
Profissional de content marketing, desenvolvedor de negócios para empresas e podcaster. Autor de 2 livros, único brasileiro no juri do CMA e vencedor do Prêmio Digitalks.
Neste evento realizado em conjunto com a Comissão da Mulher, da OAB-SP você acompanhará o debate sobre os direitos e as desigualdades nas relações de trabalho. É parte da Campanha Mundial “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher” que, no Brasil, acontece de 20 de novembro a 10 de dezembro, sendo o início no Dia da Consciência Negra, data para refletirmos sobre a vulnerabilidade da mulher negra.
Advogada, Doutoranda e Mestra em Direito do Trabalho pela PUC-SP, Docente da Escola da ABRAT, Consultora da Comissão Nacional da Mulher Advogada da OAB. Coordenadora do GT Direito e Desigualdade de Gênero nas Relações de Trabalho da Comissão da Mulher Advogada da OABSP, Pesquisadora no GP Direito, Discriminação de Gênero e Igualdade da PUC-SP, Pesquisadora no GETRAB, TADT e GTPC da USP, Secretária Geral Adjunta da OABSP, Conselheira da AATSP, Diretora Suplente da FeNAdv.
Advogada, Conselheira Estadual OABSP e Presidente da Comissão Estadual da Mulher Advogada-OABSP. Fundadora da Comissão do Feminismo da ABRAT. Membro do conselho municipal da mulher de Santos. Coordenadora do projeto “Posso!” (educação de gênero), e Embaixadora Assistente do programa do Rotary Internacional de “Empoderamento de Meninas”.
Coordena o portfólio de cursos da área de Desenvolvimento Social do Senac São Paulo. Coautora dos livros: Afeto & Comum: reflexões sobre a práxis psicossocial (e-book) e Gestão do conhecimento: a mudança de paradigmas empresariais no século XXI. Mestre em Psicologia Social (PUC), especializada em Psicopedagogia (UNICID), graduada em Psicologia (UNG).
Doutora e Mestre em Saúde Pública. Mestre em Direito. Especialista em Gerenciamento de Projetos e Gestão Escolar. Advogada e Consultora ambiental. É Professora dos cursos de Pós-graduação no Senac Jabaquara e atua no desenvolvimento de cursos e projetos na área ambiental no Senac São Paulo.
Oficina de LinkedIn: você vai conhecer a maior rede profissional do mundo, possibilidades para o mercado de trabalho e para sua carreira. Uma grande oportunidade para se aprofundar e melhorar seu posicionamento digital nas redes sociais.Durante a oficina, serão abordados conteúdos como a construção do perfil campeão, dicas engajamento e relacionamento.
Gestor na Agência RedPill Estratégia Marketing, professor universitário e Coordenador do curso Pós-Graduação em Marketing Digital e E-commerce, Gestão de Negócios e Gestão da Comunicação em Mídias Digitais no Senac Osasco.
Mestre em Administração para MPEs pela Unifaccamp e Pós-graduado em Marketing e Vendas e em docência do Ensino Superior e graduado em processos gerenciais.
Doutora em Saúde Global e Sustentabilidade (USP), Mestre em Tecnologias Ambientais (IPT). Pós-graduada em Gestão Ambiental (Senac) e Graduada em Ciências Biológicas (UMESP). É Coordenadora e Professora dos cursos de Pós-graduação no Senac Jabaquara.
Neste evento vamos refletir sobre violência sexual e de gênero, como construir um modelo social mais democrático, justo e igualitário, além de como contribuir para práticas de igualdade para homens e mulheres e o desenvolvimento humano. O dia 25 de novembro simboliza o Dia internacional da não-violência contra a mulher, uma campanha que é realizada mundialmente até o dia 10 de dezembro, data em que foi proclamada a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Essa campanha também tem o objetivo de propor medidas de prevenção e combate à violência, além de ampliar os espaços de debate com a sociedade.
Advogada, Conselheira Estadual OABSP e Presidente da Comissão Estadual da Mulher Advogada-OABSP. Fundadora da Comissão do Feminismo da ABRAT. Membro do conselho municipal da mulher de Santos. Coordenadora do projeto “Posso!” (educação de gênero), e Embaixadora Assistente do programa do Rotary Internacional de “Empoderamento de Meninas”.
Educador e formador de professores há mais 37 anos, trabalha no Senac São Paulo há 21 anos. Atualmente coordena o Programa de Inclusão e Diversidade na instituição, destinado a promover a construção de uma cultura inclusiva e diversa, com ênfase na empregabilidade, na representatividade e no desenvolvimento de pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou que não tiveram as mesmas oportunidades.
Advogada, especialista em violências de gênero pela Georgetown University e na garantia de defesa dos direitos humanos de mulheres, população negra, LGBTQIAP+, pessoas vivendo com HIV/AIDS e pessoas com deficiência. Pós-graduada em Direitos Difusos e Coletivos pela Escola Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo, atua nas áreas de Advocacy e enfrentamento à violência de gênero (doméstica e Intrafamiliar) com recorte racial, (tráfico de mulheres), e em situação prisional.
.
Doutora e Mestre em Saúde Pública. Mestre em Direito. Especialista em Gerenciamento de Projetos e Gestão Escolar. Advogada e Consultora ambiental. É Professora dos cursos de Pós-graduação no Senac Jabaquara e atua no desenvolvimento de cursos e projetos na área ambiental no Senac São Paulo.
O conceito de Liderança 4.0 traz o que há de mais inovador e revolucionário em metodologias de desenvolvimento do potencial humano, promovendo o protagonismo profissional em um mundo disruptivo e em constantes transformações.
Neste evento, Jefferson Germano irá abordar conceitos e casos reais onde a Gestão de Projetos aplicada na gestão de pessoas, superou desafios da indústria 4.0 obtendo resultados impressionantes reduzindo distâncias, ampliando potenciais e trazendo o profissional de excelência para um lugar de protagonismo, com foco no desenvolvimento das soft skills e demais habilidades que destacam o ser humano antes as constantes transformações do mercado.
Graduado em Administração de Empresas e pós graduado em Gestão estratégica de Negócios, com MBA em gestão de pessoas e negócios no mercado Europeu. Profissional do mercado de aftermarket no setor automotivo há mais de 30 anos, professor universitário, consultor e palestrante focado em formação de equipes com foco em resultado e inteligência de mercado. Gerente Aftermarket Brasil América Latina, na Knorr-Bremse sistemas de freios pneumáticos, responsável nas Áreas de Vendas, Planejamento de Vendas, Customer Service, Área de Inteligência de Mercado e Marketing abrangendo a América do Sul.
Como o conhecimento da legislação e do correto enquadramento tributário pode posicionar empresas à frente da concorrência, com resultados financeiros e operacionais acima da concorrência?
Neste evento, Itamar Nogueira e Valdomiro Benjamin Fulano vão apresentar e discutir conceitos e casos reais onde a inteligência tributária não só trouxe maior lucratividade como também, permitiu a elas, obter crescimento real mesmo diante de cenários desafiadores.
Professor universitário e CEO da Axios Consulting, especializado em planejamento tributário, societário e contabilidade de empresas de lucro real e presumido.
Possui Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo (2006). Mestre em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (2011) e Mestrado em Modelagem de Sistemas Complexos pela Universidade de São Paulo (USP). Coordenador da pós-graduação SENAC nos cursos Controladoria e Finanças e Finanças Corporativas. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, principalmente em implantação em Sistemas de Informação Gerencial (ERP) e atuação em departamentos de Controladoria de empresas de grande porte.
Quais são os desafios para o combate à fome que se apresenta nesse momento do Brasil? O objetivo do encontro é discutir as raízes estruturais e históricas do problema, o momento atual e os desafios das estratégias para acabar com a fome no país, entendendo o papel da sociedade civil e do Estado .
Historiadora e mestre, atualmente desenvolve o doutorado na FFLCH/USP sobre hábitos alimentares e a fome no Brasil. Cuida da comunicação das casas do Grupo Mocotó e é professora na pós-graduação Gastronomia: História e Cultura do Senac Aclimação
Jornalista formada pela UFES. Mestre em Comunicação e Gastronomia pela Universitat de Vic e em Ciências Sociais pela PUC-SP e doutora em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM-SP. É professora do curso de pós-graduação em Gastronomia: História e Cultura no Senac Aclimação.
A coordenação do curso de Pós-graduação “Práticas Integrativas e Complementares” promove no dia 13 de março, às 19h30 o evento presencial “Vivência Aromaterapêutica” na unidade Senac Aclimação.
Trazer ao conhecimento dos participantes as várias práticas que podem ser usadas como promotoras de bem-estar como a Aromaterapia, a Fitoterapia e Dietoterapia.
Discutir como as Práticas Integrativas contribuem para o bem-estar dos clientes de saúde, acompanhantes e profissionais da saúde.
Biólogo, Mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo e Doutorando pelo IPEN/USP. Atuou por mais de 20 anos na indústria farmacêutica, química e agrícola com enfoque para as áreas de Pesquisa & Desenvolvimento e Assuntos Regulatórios. Atualmente coordenador do curso de pós-graduação em Práticas Integrativas e Complementares do SENAC.
Esteticista, Cosmetóloga, Maquiadora, Acupunturista. Experiência em clínica médica dermatológica, SPA e desenvolvimento da linha de produtos Goodessence atuando na frente técnica e comercial. Docente do Curso de Práticas Integrativas e Complementares do Senac, e outas instituições atuando nas disciplinas da área da saúde, beleza, com ênfase em pele e cuidados terapêuticos.
A coordenação do curso de Pós-graduação “Gestão e Design de Eventos” promove no dia 14 de março, às 19 horas o evento presencial “Vivência Aromaterapêutica” na unidade Senac Aclimação.
O gestor de eventos atua estrategicamente a partir da análise de mercado e da identificação de oportunidades. Para contribuir com os profissionais do ecossistema de eventos, especialmente para inspirá-los em contextos diversos promovemos a mesa redonda Panorama e os Desafios do Ecossistema de Eventos. Neste evento, profissionais e pesquisadoras apresentam os cenários e inspirações para os designers de eventos se destacarem nos novos tempos.
Programação
19 horas – Café com autor – exposição dos livros da autora Marlene Matias e demais da área de eventos
20 horas – Mesa redonda
22:00 – Encerramento
Graduada em Turismo pela Faculdade Ibero-americana de Letras e Ciências Humanas (1981), mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo – ECAUSP (2000) e doutora em Ciências Sociais, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP (2015). Tem experiência como consultora na área de Turismo, com ênfase em Planejamento do Turismo, atuando principalmente nos segmentos de: Planejamento Municipal de Turismo, Turismo de Eventos e Negócios, Eventos Esportivos, Turismo Rural, Turismo e Educação. É autora de vários livros na área de Turismo e Eventos, sendo o principal deles Organização de Eventos: procedimentos e técnicas.
Graduada em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda/ UFRGS e Pós-Graduada em Gerenciamento de Projetos- MBA/ FGV. É Diretora de Conteúdo da Opus Entretenimento, onde trabalha desde 1996, empresa que atua de forma ininterrupta desde 1976 e é uma empresa consagrada pela diversidade de programação de eventos. Com sede em Porto Alegre, administra casas de espetáculos pelo Brasil. São elas: Vibra São Paulo, Teatro Bradesco, Teatro Opus Frei Caneca e Teatro Tatuapé (São Paulo/SP), Teatro Città (Rio de Janeiro/RJ), Teatro do Bourbon Country (Porto Alegre – RS) e Maori Beach Club (RS), Hard Rock Live (Florianópolis – SC), Live (Curitiba- PR), Teatro Riachuelo (Natal/RN), Teatro RioMar Recife (Recife/PE) e Teatro RioMar Fortaleza (Fortaleza/CE).
Especialista em Gestão de Política Públicas, Gestão Administrativa, Planejamento Estratégico, Projeção de Grandes Marcas com Marketing de Experiência e Reprodução Humana Assistida. Dentre vários prêmios destaca-se honra ao mérito Mulher Empreendedora e Empresa Geradora de Empregos e Ações Sociais da Prefeitura Municipal de Lavras/MG, Top Of Mind – Os Mais Infuentes da UFLAJr, Prêmio Inovação com Sustentabilidade – Empretec. Voluntária no Grupo Mulheres do Brasil – Líder Fundadora no Núcleo Lavras/MG, Co-fundadora do Grupo de Mulheres Empreendedoras de Lavras/MG, Diretora Nacional Secretariado – ABRAPE – Associação Brasileira de Promotores de Eventos. Pós-graduada Gestão em Administração Pública – Anhanguera. Atuou em diversos cursos, como Empretec, Rock in Rio Academy HSM, Planejamento de Projetos com Leis de Incentivo, Congressos da ABRAPE, Missão Internacional Abrape, dentre outros.
A coordenação dos cursos de Pós-graduação da área de Educação “Docência no Ensino Superior” e “Jogos e Gamificação na Educação” promove no dia 16 de março, às 19 horas o evento presencial “Aprendizagem Baseada em Projetos para os Desafios da BNCC” na unidade Senac Aclimação.
As metodologuias ativas são adotadas pelas comunidades escolares que desejam oferecer situações de aprendizagem onde a autonomia, o protagonismo e a interação são vivenciados pelos estudantes. Uma das mais utilizadas é a Aprendizagem Baseada em Projetos, por promover a construção do conhecimento e desenvolvimento de competências em contextos reais.
Este evento tem por objetivo aproximar educadores e estudantes de produção literária e reflexões mais recentes da metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos – ABP, para que inovem e incrementem seus estudos e práticas profissionais.
As autoras debaterão sobre os desafios estabelecidos pela BNCC e o uso da Tecnologia e a Investigação.
19h15 – café com autoras – exposição de livros e autógrafos – foyer
20 horas – mesa com autoras – auditório
21h30 – Encerramento
Mestre em Linguística Aplicada (PUC-SP), Especialista em Metodologias Ativas e Práticas Inovadoras (Instituto Singularidades), Inglês (Universidade São Judas Tadeu) e Espanhol (Unibero), Graduada em Letras (Mackenzie) e aluna dos cursos do Project Zero, Harvard,e de Design Instrucional. Atua como professora de Inglês do EM há quase 30 anos e em cursos de pós-graduação no SENAC. É autora de cursos na EBAC e na Nova Escola, autora de livros pelas Editoras Senac e Freitas Bastos e formadora de professores.
Experiência de aproximadamente 14 anos lecionando a disciplina de História nos Ensinos Médio e Fundamental II, coordenando atividades educacionais, orientando a aprendizagem do aluno, participando do planejamento das atividades da escola e da organização do processo de ensino. Graduada em História pela UFMG, especialista em Culturas Políticas pela UFMG , História Militar pela UNISUL, mestre em Educação pela Universidade de São Paulo e pós-graduanda em Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora pelo Instituto Singularidades.
Neste evento abordaremos aspectos culturais, liderança e mecanismos de monitoramento e gestão para a transformação digital nas empresas.
Executivo gestor da inovação com 17 anos de experiência. Foi Partner Diretor de Tecnologia e Inovação na Wiz Co, Diretor de Inovação na MJV Technology & Innovation e professor convidado de pós-graduação do Senac São Paulo. Possui MBA em Economia Comportamental pela Fundação Getúlio Vargas, extensão em ESG pela Nova SBE e Inovação Responsável pela Delft University of Technology, pós-graduado em Gestão Estratégica da Inovação e bacharel em Design com ênfase em interfaces digitais. Certificado pela IBGC, Kanban University e Scrum.org.
O evento tem como proposta apresentar um panorama da área e possibilidades de estudos sobre a História da alimentação, além de abordar o papel da pós-graduação, relacionada ao tema, e do curso Gastronomia- História e Cultura ofertados pela unidade Aclimação.
A ideia é promover experiências profissionais e acadêmicas na área de alimentação. O evento é presencial com transmissão online no perfil do Instagram do Senac Aclimação @senacaclimacao.
Tópicos que serão abordados:
Jornalista formada pela UFES. Mestre em Comunicação e Gastronomia pela Universitat de Vic e em Ciências Sociais pela PUC-SP e doutora em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM-SP. É professora do curso de pós-graduação em Gastronomia: História e Cultura no Senac Aclimação.
Sandro Marques- Especialista em degustação de azeites pela ONAOO (Itália), professor da pós em Gastronomia: História e Cultura no Senac Aclimação e editor do blog sobre azeites 1LA.COM.BR. É autor do Extrafresco: O Guia de Azeites do Brasil e dos livros infantis Um Doce de Princesa e O que Comem os Astronautas?.
Já foi jurado dos principais prêmios de gastronomia de SP e do NYIOOC (NY International Olive Oil Competition). Também é jurado do BRIOOC (competição internacional de azeites sediada no Brasil). É apresentador do programa Agrourbano TV (canal 520 NET – RS)
Bacharel e licenciado em História pela USP, com mestrado e doutorado em História Social pela mesma instituição. É professor no Centro Universitário Senac nos cursos de pós-graduação em Gastronomia: História e Cultura e Cozinha Brasileira, na área de história da alimentação.
Evento que mistura cultura alimentar brasileira e novelas em um café da manhã.
Na ocasião, a palestrante apresentará e discutirá cenas selecionadas de telenovelas brasileiras que representam o imaginário e a cultura alimentar do país.
Enquanto tomam um “café da manhã digno de novela”, será possível entender como as telenovelas revelam hábitos culturais de diferentes épocas e como a cozinha pode ser fundamental em uma narrativa ficcional.
Jornalista com especialização em Gastronomia: História e Cultura pelo Senac Aclimação e estuda a representação da comida na telenovela desde 2021. Escreve reportagens sobre alimentação e compartilha seus achados e curiosidades do tema no perfil do Instagram: @comidanovela
Uma palestra sobre a relação catalisadora e simbiótica entre as áreas de Design e Estratégia dentro do universo da comunicação.
Letícia Lopes é estrategista de marcas com formação em design e experiência em consultoria de branding, em empresas de tecnologia, agências de comunicação e publicidade e na TV Cultura. Nascida e criada em um bairro pequeno de São Paulo, procuro uma forma de melhorar o mundo ao meu redor usando estratégia, criatividade, determinação e muito bom humor.
Como seus interesses pessoais enriquecem e informam seu processo e seus resultados na área profissional.
Daniel Justi é designer gráfico e dirige seu próprio estúdio. Tem trabalhos reconhecidos pelo Prêmio Jabuti, Latin American Design Awards, pelas Bienais da ADG, Festival ZUM de Fotolivros do IMS, Tipos Latinos e Prêmio Miolos. É autor de “A letra Z” em parceria com Tino Freitas, publicado pela Editora Ameli em 2024.