Inovação e Acolhimento – Como perceber a hospitalidade na sua atuação profissional é o tema da Semana Senac de Hospitalidade 2023, que acontece na unidade Aclimação. O objetivo do evento é mostrar como a hospitalidade se faz presente nas áreas da Beleza, Estética, Saúde e Bem-estar, Gastronomia, Arte, Cultura, Lazer, Eventos, Turismo e Hotelaria.
Público-alvo: Alunos, ex-alunos e pessoas interessadas nas áreas da hospitalidadeA Roda de Conversa “Humanização na Integração em Saúde: Uma visão plural e sem gênero”, abre o primeiro dia da Semana Senac de Hospitalidade 2023, que acontece no Senac Aclimação.
Na ocasião, os participantes poderão se inscrever nas atividades que serão realizadas pelos estudantes. A programação, cujo tema é: Acolhimento Humanizado com Elementos da Ancestralidade amazônica, terá a duração de 40 minutos e acontecerá nos laboratórios da unidade, logo após a Roda de Conversa.
Confira a programação de atendimento, que acontecerá após a Roda de Conversa:
As inscrições para as atividades serão por ordem de chegada.
Profissional da área da beleza desde 1987, é graduado em arte cênicas e pós graduado em história da arte. Foi indicado ao prêmio APCA 2023 pela criação do figurino do espetáculo “Ibi: da natureza ao caos” da “São Paulo Cia de Dança”. Atua como docente, maquiador, visagista e figurinista. Sua pesquisa é baseada na construção social da beleza e estéticas decoloniais.
Mestra Ciências Humanas (UNISA), Graduação em Gestão Ambiental (SENAC), Pesquisadora da Saúde da Mulher Negra, Racismo Institucional e Relações Étnico-Racias. Possui habilitação em Práticas Integrativas e Complementares (PICS) Antroposóficas (AVASUS). Coordenadora de Área (Saúde e Bem-estar) no Senac Aclimação e CEO da consultoria em Letramento Racial “Nós, Mulheres Negras”.
Doutor em Psicologia Social e mestre em Mudança Social e Participação Política pela USP, bacharel em Turismo pela UFSCar, graduando em Ciências Sociais pela Estácio e Educador Social pelo SENAC. Docente nas áreas de Turismo e Desenvolvimento Social no SENAC e FATEC. Foi membro fundador do coletivo ambientalista “Amigos da Gruta”.
Jornalista e professora de Comunicação no Senac Aclimação e Instituto Proa. Especializada em Psicologia Infantil/Universidade de São Paulo; Marketing e Publicidade/Faculdade Cásper Líbero; Cultura, Educação e Relações Étnico-raciais/Celacc-USP.
O segundo dia da Semana Senac de Hospitalidade, que acontece no Senac Aclimação, tem como objetivo apresentar os impactos e desafios da inovação tecnológica nos serviços de alimentação. A ideia central é abordar as diferentes perspectivas e reflexões quanto a hospitalidade humana versus a Inteligência Artificial no atendimento dos serviços de alimentação, apontando para a necessidade de formação e olhar sistêmico com criticidade. Após a roda de conversa sobre o tema, os participantes poderão se inscrever nas atividades que acontecerão nos laboratórios da unidade.
Confira a programação, que acontecerá após a Roda de Conversa:
As inscrições para as atividades serão por ordem de chegada.
Reynaldo Rey Zani é profissional do segmento de Alimentação com mais de 30 anos de atuação. Possui grande experiência como executivo de operações e marketing. Consultor estratégico atuante com trabalhos recorrentes em grandes redes de alimentação e indústrias de alimentos.
Pós-graduado em Gastronomia pela Anhembi Morumbi. Pós-graduado em Marketing pela Universidade Mackenzie. Graduado em Direito pela Universidade Mackenzie. Atualmente cursa a Especialização ESG-Gestão Responsável na Faculdade FIA de Administração e Negócios. Pioneiro no desenvolvimento de produtos e conceitos “co-branded” no país. Sócio fundador da consultoria ZAK e do Portal Rede Food Service. Conselheiro Curador da Fundação Dorina Nowill para cegos.
Docente de Sala Bar em Cursos do Senac São Paulo e de Cursos de Graduação em Gastronomia de outras instituições, Sommelier de Vinhos, Cerveja, Cachaça, Barista, Latte Art, Palestrante e Consultor para Carta de Bebidas e Harmonizações, Coautor do Livro Vinho com Design – Editora Senac, Jurado de Concurso de Bebidas.
Graduado em Educação Artística e Pós-graduado em Docência para o Ensino Superior.
Pós-Graduada em Docência para Turismo e Hotelaria pelo Centro Universitário Senac/SP. Graduada em Tecnologia em Hotelaria pela mesma instituição. Cursou a faculdade de Engenharia Mackenzie em São Paulo. Especialista em Cafés, como Barista pela Special Coffee Association of Europe, e Degustadora e Classificadora de Cafés pelo Centro de Comércio de Cafés de Vitoria/ES. Autora do livro “Sou Barista”, São Paulo, editora Senac, 2013, que recebeu o premio do 56º Jabuti em 3º lugar na categoria Gastronomia e a premiação do Gourmand Word Cookbook Awards 2014 na categoria Café. Autodidata em Gastronomia funcional.
Formado em hotelaria, com especialização nos cursos de garçom, maitre, mordomo, bartender, vendas em A/B, sommelier de vinhos, cervejas e destilados.
Docente nos cursos livres para garçom, maitre, copeiro, montagem de mesas para buffet, básico de serviço de A/B e básico de vinhos.
Especialista em atendimento ao cliente atua também como consultor do Senac-SP na área de serviços de A/B e em treinamentos para equipes de salão em diversas empresas da área de alimentos e bebidas.
Marcelo Traldi Fonseca é mestre em administração pela PUC/SP, Tecnólogo em hotelaria pelo Senac São Paulo, pós-graduado em administração hoteleira pelo Senac Minas Gerais, Universidade Federal de Juiz de Fora, fez aperfeiçoamento em planejamento e desenvolvimento de restaurantes e gestão de fast food pela Florida International University nos Estados Unidos.
A mesa redonda: “Territorialidades, corporeidades e hospitalidade decolonial”, marca o terceiro dia do evento Semana Senac de Hospitalidade, que acontece no Senac Aclimação. A ideia é refletir sobre os processos coloniais em diferentes territórios e linguagens.
As participantes trarão suas experiências no desenvolvimento cultural em seus territórios periféricos e um olhar decolonizado para a hospitalidade local. Após a mesa, o público poderá participar das atividades que acontecerão nas salas e laboratórios da unidade.
A recepção de boas-vindas fica por conta da roda de samba O Canto da Raça – liderada pelo ex-aluno do Produtor Cultural, Fernando de Paula – da ala de compositores da Rosas de Ouro, ganhador de vários samba enredo.
Durante todo o evento, como atividade itinerante, o grafiteiro Pretoman, se apresenta como homem preto, periférico, estudante do curso Produtor Cultural, traz em sua proposta artística a pintura ao vivo de desenvolvimento coletivo.
Confira a programação, que acontecerá após a mesa redonda:
As inscrições para as atividades serão por ordem de chegada.
Idealizadora da Rede Nóis por Nóis e Matrigestora da Sankofa Hub, um espaço de criatividade, articulação e desenvolvimento periférico. Referência como produtora e articuladora cultural na região sul, do município de São Paulo. Residente no bairro do Grajaú, onde atua há 16 anos como artivista em diversas frentes de mobilização de base. Atualmente é apresentadora do Visão Periférica Podcast. Formada em Design para Sustentabilidade, Produção Cultural e Astrologia. Atua, desde sempre, no resgate das práticas e contribuições do povo africano em Diáspora. Segue no desenvolvimento do protagonismo social, na construção coletiva, no crescimento da economia local e fortalecimento das parcerias da Rede do extremo Sul de São Paulo.
Anfitriã de experiências do Guia Negro. Guia de turismo credenciada pelo Ministério do Turismo, apaixonada por viagens e por São Paulo, terra onde nasceu. Escolheu como missão mostrar tudo que há de incrível nesta cidade e foi no Afroturismo que decidiu atuar como forma de resistência e de recontar nossa história tendo o negro como protagonista. Acredita no turismo responsável como ferramenta de transformação social! É idealizadora da Caminhada Heroínas Negras, um walking tour realizado no centro da cidade de São Paulo.
Doutoranda e Mestra em Ciências – Escola de Artes Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo – USP. Pós-graduada em Administração de Centros de Lazer pela FESP – Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo e em Lazer e Animação Sociocultural pelo Senac São Paulo. Licenciada em Educação Física pela Universidade de Mogi das Cruzes. Docente e Coordenadora do curso de Pós-Graduação Gestão e Design de Eventos e docente dos componentes curriculares Gestão de Projetos da Gestão Operacional e da Gestão Estratégica na pós-graduação Gestão de Meios de Hospedagem, Metodologias Ativas e Aprendizagem e Gestão do Conhecimento nas pós-graduações Docência no Ensino Superior e Jogos e Gamificação na Educação. Membro do Grupo Interdisciplinar dos Estudos do Lazer – GIEL e do Coletivo de estudos, pesquisas e ações Territorialidades e Corporeidades – TerCor, ambos da Escola de Artes Ciências e Humanidades da USP. Certificada Project Management for Development Professional, com mais de 35 anos de experiência em projetos nos âmbitos público, privado e terceiro setor nas áreas de educação, lazer e eventos. Voluntária Conselheira Gestora do Parque Público Urbano Piqueri – Biênio 2022-2024. Premiada Thomas and Ruth Rivers Scholarship 2016 – World Leisure Congress of South Africa. Autora do livro Gestão do Lazer e do Entretenimento e co-autora em Perspectivas na Formação Acadêmica em Eventos e Gestão de Políticas Públicas de Esporte e de Lazer: Experiências, inovações, potencialidades e desafios e outras produções.
A palestra Entendendo o psiquismo segundo a Medicina Chinesa: um convite ao autoconhecimento, abre a programação do quarto dia da Semana Senac de Hospitalidade, que acontece no Senac Aclimação. O tema pretende apresentar as 5 funções psíquicas segundo a MTC e discutir como o entendimento de sua organização nos proporciona um olhar mais profundo e acolhedor sobre nós mesmos.
Após a palestra, os participantes poderão se inscrever nas atividades que acontecerão nas salas e laboratórios da unidade.
Confira a programação das oficinas, que acontecerão após a palestra:
Formada em Jornalismo, Mestre em Comunicação e Cultura pela UFRJ e criadora do Segredo dos Mestres, canal de divulgação de artes corporais e medicina chinesa, onde ofereço aulas e workshops. A busca pessoal por saúde e harmonia me levou a um aprofundamento na prática do Tai Chi Chuan e do Qi Gong e a formações e certificações de instrutora para passar esse conhecimento adiante. Também trabalho como terapeuta de Medicina Tradicional Chinesa pela linhagem Agulha de Ouro.
Artista transdisciplinar que encontrou no pensamento coreográfico um meio de articular seu gesto artístico e realizar suas obras, sempre na encruzilhada entre perspectivas, tradições às quais pertence e diversos territórios da arte, mas também da filosofia, arquitetura e espiritualidade. Seus trabalhos tem o corpo, em suas manifestações poéticas, políticas, eróticas e espirituais, como fundamento das relações entre diferentes dimensões visíveis e invisíveis. Desde 2006 vem criando inúmeros trabalhos e participando de festivais, exposições, ministrando cursos, aulas e idealizando e coordenando projetos culturais. Bacharel em Comunicação das Artes do Corpo PUC – SP (2001 – 2005). Atua como terapeuta de medicina tradicional chinesa desde 2020, formado em Tui Na, Tui Na Avançado, Fitoterapia, Diagnóstico Avançado, pelo Prof. Edgar Cantelli e Mestre Liu Chih Ming (CEMETRAC).
Fisioterapeuta, especialista em Pilates, RPG e ginástica Hipopressiva. Pós-graduada em Acupuntura e pós-graduada em Fisioterapia Dermato Funcional. Tem experiência na área de terapias integrativas como Acupuntura, Massagens (drenagem linfática, Reflexologia, Tui-Na), Aromaterapia, Mindfulness, Ozonioterapia, Constelaçao familiar Sistêmica e Medicina Germânica, com ênfase na saúde física e mental.
Mestrado em Fisiopatologia Experimental pela Faculdade de Medicina da USP é docente dos cursos de PICs (Práticas Integrativas e Complementares) e Acupuntura do Senac Aclimação. Praticante do Tai Chi Pai Lin desde 1980.
Formada pela FAU-USP, começou a prestar consultorias de Feng Shui residencial e comercial em 2006. Como aprofundamento estudou o I Ching, a raiz da teoria taoista que permeia todas essas artes. Procurando atender às demandas de seus clientes em sua busca por autoconhecimento, qualidade de vida e saúde aprofundou-se em outras ferramentas dentro da mesma filosofia como a Astrologia Chinesa e da Medicina Chinesa. Hoje, além das consultorias, trabalha como terapeuta e professora de Medicina Tradicional Chinesa, pela linhagem Agulha de Ouro, conduz aulas de Dao Yin (Yoga Taoista).
O Lançamento dos livros Turismo Cultural – Mediação de Visitas, da autora Elaine Gomes e Guia de Turismo: técnicas habilidades e condutas, do autor David Carolla, marcam o encerramento da Semana de Hospitalidade no Senac Aclimação, conferindo um diálogo que permeia o profissional guia de turismo e as suas possibilidades de formação continuada, a partir dos roteiros, experiências turísticas e áreas diversas do conhecimento.
Considerando os 4 Pilares da Hospitalidade: receber, hospedar, alimentar e entreter, após o diálogo sobre os livros recém-lançados pelos docentes, o público poderá participar das atividades que acontecerão no foyer, salas e laboratórios da unidade.
Confira a programação, que acontecerá após o diálogo:
Palestra: O Lançamento dos livros Turismo Cultural – Mediação de Visitas, da autora Elaine Gomes e Guia de Turismo: técnicas habilidades e condutas, do autor David Carolla;
As inscrições às atividades serão feitas no dia do evento.
Doutoranda e Mestre em Literatura e Crítica Literária – PUC; Especialista em Arte Educação – Senac SP; Graduada em Artes Visuais – FAAP; Docente no Senac SP nos cursos: Guia de Turismo, Arte e Cultura, Comunicação e Lazer. Narradora de Histórias e Autora do livro: A Arte de Narrar Histórias
Ator com formação pela Recriarte Actor School. Atuou em mais de 20 espetáculos, além de filmes e séries. É produtor dos espetáculos da Azenha de Teatro e Penélope Cia. de Teatro. Docente do Senac Aclimação.