XI - Ciranda: encontro de narradores de histórias

até

Evento presencial gratuito

Senac Aclimação “Histórias que Habitam”, é pensar, associar, contextualizar, metaforizar, em que lugar as histórias estão em nós. Estão no corpo? Na memória? Nos livros? Na boca de quem conta e reconta? Na música? E por aí, vai! Quais são ou como são essas histórias? Quais são os autores, compositores, como se dá essa escrita?

Público-alvo: Professores, Guias de Turismo, Educadores, Artistas, Bibliotecários, Agentes Culturais, Es
Atividade encerrada

Narrativas em Performance: com Elaine Gomes e o grupo Tá na Boca do Conto com Erika Coracini

Narrativas em Performance é uma das atividades que compõem a XI – Ciranda: encontro de contadores de Histórias do Senac Aclimação, cujo tema central é Histórias que Habitam.

A atuação contará com a participação da  docente  Elaine Gomes e o grupo Tá na Boca do Conto com Erika Coracini.

Sobre a XI – Ciranda: encontro de Narradores de Histórias –“Histórias que Habitam”, é pensar, associar, contextualizar, metaforizar, em que lugar as histórias estão em nós. Estão no corpo? Na memória? Nos livros? Na boca de quem conta e reconta? Na música? E por aí, vai! Quais são ou como são essas histórias? Quais são os autores, compositores, como se dá essa escrita? E a oralidade? E o público? Crianças, adultos, pessoas idosas, como as histórias residem, se hospedam, habitam?


Palestrantes

Erika Coracini

Contadora de histórias, atriz, diretora, arte educadora e mestre pela ECA-USP, além de arteterapeuta em formação. No teatro sua pesquisa é sobre as tessituras da narração na palavra, no corpo e na performance.  Como contadora de histórias, é fundadora do grupo Tá na Boca do Conto, que existe desde 2006, no qual desenvolve contações de histórias com diversas parcerias utilizando as ferramentas de jogos teatrais, recursos de música, ritmo e movimento dentro da ideia do “brincar e contar”, e desde 2016 desenvolve pesquisa e criação de contações de histórias a partir de sentimentos e emoções com o projeto “Sinto Isso Tudo e Muito Mais!”.

Elaine Gomes

Elaine Gomes

Doutoranda e Mestre em Literatura e Crítica Literária – PUC; Especialista em Arte Educação – Senac SP; Graduada em Artes Visuais – FAAP; Docente no Senac SP nos cursos: Guia de Turismo, Arte e Cultura, Comunicação e Lazer. Narradora de Histórias e Autora do livro: A Arte de Narrar Histórias


Atividade encerrada

Performance Teatral Há Testículos no Meu Útero: com David Carolla e Adriana Azenha e Escrita Criativa com Anderson Oliveira

Com a participação do docente David Carolla e Adriana Azenha, o último dia da XI – Ciranda: encontro de narradores de histórias, contará com a Performance Teatral Há Testículos no Meu Útero com a participação de alunos e ex-alunos dos cursos: oficina de teatro e teatro para executivos na roda de conversas, além da Performance Musical e Escrita Criativa  com Anderson Oliveira.

 


Palestrantes

David Carolla

Graduado em turismo com especialização em Docência pelo Centro Universitário Senac. Guia de Turismo atuando no segmento de Turismo Cultural. Desenvolve projetos de Passeios Cênicos. Foi diretor do Centro de Turismo e Excursões, docente da ETEC e da UNIBERO em cursos técnicos, graduação e pós-graduação. Atualmente é professor do Senac SP.

Adriana Azenha

Atriz desde 1992, diretora de teatro, dramaturga e preparadora corporal. Atuou em mais de 20 espetáculos. Integrou as Companhias Teatrais: Gestus – Núcleo de Pesquisa e Criação Teatral, Triptal Decisus e Teatro X, sob a direção de Gerson Steves, André Garolli e Paulo Fabiano, respectivamente. Idealizadora da Cia Azenha de Teatro, escreveu e dirigiu: “Jejum – no suor de teu rosto comerás o teu pão torradinho”, “A Mãe d’Ele”, “Lavadeiras da Memória”, “Garden Now”, “O Miolo da Missiva” e “O Pequeno Guardador de Rebanhos” – adaptação do poema O Guardador de Rebanhos de Alberto Caeiro para o público infantil.

Anderson Oliveira

Anderson Oliveira

Cantor, compositor e poeta, Anderson Oliveira, caiçara do litoral de São Paulo, há tempos, vem se destacando no meio artístico com um trabalho consistente, irreverente, romântico e atual. Dono de uma escrita afiada às narrativas de tudo ao seu redor, Anderson é autor das canções de seu disco ‘Simples Canção’ (2015) e seu EP ‘Descalço Acústico’ (2019), além de mais quatro singles e dois livros semiartesanais de poesia – Poemas em Plástico Bolha, volumes I e II, 2020.


Links Relacionados

Ok, entendi.
Utilizamos cookies para personalizar sua experiência aqui no site, de acordo com nossa política de cookies. *